Formas de Tratamento

O tratamento do câncer de mama pode variar de acordo com o estágio da doença e as características individuais da paciente, além de outras considerações médicas. Confira as possibilidades disponíveis atualmente e como cada uma funciona:

Cirurgia: Existem alguns tipos como a mastectomia, que envolve a remoção completa da mama afetada, a setorectomia, que envolve a remoção apenas do tumor a partir da cirurgia conservadora, e a cirurgia dos gânglios linfáticos, que pode ser realizada para avaliar a disseminação do câncer aos linfonodos axilares.

Radioterapia: neste procedimento são usadas radiações de alta energia para destruir as células cancerosas ou impedir seu crescimento.

Quimioterapia: este é um tratamento sistêmico que utiliza medicamentos para destruir as células cancerosas em todo o corpo. É frequentemente usado para tratar cânceres de mama em estágios mais avançados ou antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor.

Terapia-alvo: nesta são utilizados medicamentos que têm como alvo características específicas das células cancerosas e são desenvolvidos para bloquear seu crescimento e propagação.

Terapia hormonal: esta é frequentemente usada no tratamento de cânceres de mama hormônio-receptor positivos, envolvendo a administração de medicamentos que bloqueiam os efeitos dos hormônios que podem estimular o crescimento das células cancerosas.

Imunoterapia: este procedimento estimula o sistema imunológico do corpo a combater as células cancerosas.

É fundamental ressaltar que quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento. Por isso, dialogar abertamente sobre o tema, ampliar a conscientização e incentivar as mulheres a buscar informações e cuidados médicos regulares são essenciais.

No Hospital Santa Rita e no Hospital Nora Teixeira, localizados na Santa Casa de Porto Alegre, dispomos de uma equipe de especialistas altamente capacitados na área da oncologia, prontos para proporcionar todos os tratamentos necessários a cada paciente.

Fonte:
Dr. Rafael José Vargas Alves
Chefe do Serviço de Cancerologia Clínica da Santa Casa de Porto Alegre
CRM 32545

Os conteúdos deste site têm caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.


Santa Casa de Porto Alegre
© 2023 Todos os direitos reservados.

Central de Agendamento
(51) 3214-8000
Rua Professor Annes Dias, 295
Centro Histórico, Porto Alegre – RS
CEP 90020-090

Santa Casa de Porto Alegre
© 2023 Todos os direitos reservados.

Central de Agendamento
(51) 3214-8000
Rua Professor Annes Dias, 295
Centro Histórico, Porto Alegre – RS
CEP 90020-090