Ambulatório de Especialidades Médicas
Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele
Ambulatório de Quimioterapia
Banco de Córneas
Banco de Tecidos
Cardiologia Clínica
Cardiologia Pediátrica
Centro de Cardiodiagnóstico
Centro de Cirurgia Bucomaxilofacial
Centro de Diagnóstico por Imagem
Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento
Centro de Epilepsia
Centro de Ginecologia da Infância e Adolescência
Centro de Infusão
Centro de Medicina Cérvico Facial
Centro de Medicina Sexual
Centro de Prevenção do Câncer
Centro de Prevenção e Tratamento da Osteoporose
Centro de Reabilitação Pulmonar
Centro de Tratamento da Obesidade
Centro de Tratamento Integrado da Dor
Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada
Cirurgia Cardiovascular
Cirurgia de Coluna Pediátrica
Cirurgia Torácica
Cirurgia Vascular e Endovascular
Coloproctologia
Controle de Infecção e Infectologia Pediátrica
Cuidados Paliativos
Dermatologia
Diálise
Emergência adultos
Emergência Pediátrica
Endocrinologia
Endoscopia
Gastroenterologia Pediátrica
Geriatria
Hemodinâmica em Cardiologia Intevencionista
Imagens Moleculares - PET/CT
Instituto Materno-Fetal Celso Rigo Associado à Medicina Materno-Fetal Barcelona
Laboratório de Análise de Clínicas
Laboratório de Biologia Molecular
Laboratório de Função Pulmonar
Laboratório de Imunologia de Transplantes
Laboratório de Micologia
Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Motilidade Digestiva
Laboratório de Patologia
Laboratório de Sono
Linha de Cuidado em AVC
Litocentro
Maternidade Mário Totta
Neurocirurgia
Neurorradiologia
Núcleo de Cirurgia Plástica
Nutrição
Oftalmologia
Ortopedia e Traumatologia
Ortopedia Pediátrica
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologia Pediátrica
Pneumologia
Pneumologia Pediátrica
Programa Gerenciado de Cuidados Paliativos
Quimioterapia Pediátrica
Radioterapia
Reabilitação Pós-Covid
Reabilitação Robótica – Serviço de Fisioterapia
Urologia
Linha de Cuidado em AVC
Convênios, particular e SUS.
O Serviço de Linha de Cuidado em AVC engloba atendimento especializado dos pacientes com AVC isquêmico ou hemorrágico desde sua ocorrência (no momento da entrada do paciente via emergência) até sua alta hospitalar com seguimento ambulatorial e reabilitação. Através da Linha de Cuidado, o paciente receberá todo suporte para diagnóstico correto, tratamento mais rápido com melhor reabilitação e menor chance de sequelas neurológicas.
Nossas equipes multidisciplinares passam por treinamentos periódicos a fim de otimizar o tempo de atendimento do AVC agudo pois, quanto mais rápido é o tratamento, menor a chance de sequelas neurológicas. Após a alta hospitalar, os pacientes permanecem em reabilitação e poderão prevenir possíveis chances de ter um novo episódio de AVC através de acompanhamento neurológico com consultas periódicas.
Nossas equipes multidisciplinares passam por treinamentos periódicos a fim de otimizar o tempo de atendimento do AVC agudo pois, quanto mais rápido é o tratamento, menor a chance de sequelas neurológicas. Após a alta hospitalar, os pacientes permanecem em reabilitação e poderão prevenir possíveis chances de ter um novo episódio de AVC através de acompanhamento neurológico com consultas periódicas.
A estrutura da Santa Casa conta com o que existe de melhor em equipamentos e tecnologias para diagnóstico imediato e tratamento de ponta de todos os tipos de AVC. A equipe médica é formada por especialistas dentre eles neurologistas, neurorradiologistas e neurocirurgiões e equipes que contam com profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e enfermagem, todos especializados no atendimento de pacientes portadores de AVC e na sua reabilitação. Na reabilitação contamos com um serviço exclusivo no Rio Grande do Sul de fisioterapia robótica.
Dr. Alexandre da Silveira Perla - Coordenador
Dra. Melissa Adria Osmarini Caraver - Coordenadora
Dra. Daiane Piccolotto Camargo
Dr. Marcus Vinicius Teixeira Brandão
Dra. Liselotte Menke Barea - Chefe do Serviço de Neurologia (CRM 7233)
Dra. Melissa Adria Osmarini Caraver - Coordenadora
Dra. Daiane Piccolotto Camargo
Dr. Marcus Vinicius Teixeira Brandão
Dra. Liselotte Menke Barea - Chefe do Serviço de Neurologia (CRM 7233)
O que é AVC?
A sigla AVC significa acidente vascular cerebral e ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro (quando é chamado AVC do tipo isquêmico) ou pelo rompimento de um vaso cerebral (quando é chamado de AVC hemorrágico).
Quais os sintomas de um AVC?
Perda de força ou alteração de sensibilidade em um dos lados do corpo, dificuldade para falar, desvio da boca, alteração na visão, alteração de equilíbrio, confusão mental, tudo isso dependendo de qual região do cérebro é afetada.
O que devo fazer em caso de apresentar sintomas de AVC?
Procure imediatamente uma emergência ou ligue para 192 (SAMU). Quanto antes se obtém auxílio nos casos de AVC, melhor serão as chances de recuperação. Nos casos de AVC isquêmico, os pacientes (quando preenchidos os critérios necessários a serem avaliados pelo neurologista) poderão receber tratamento farmacológico para reversão dos sintomas neurológicos, ou seja, há a possibilidade de se reverter os déficits neurológicos e o paciente permanecer sem nenhuma sequela.
Após um AVC há como recuperar as sequelas?
Depende de vários fatores, dentre eles: a extensão e tipo de AVC, a região cerebral acometida, a idade do paciente, as doenças coexistentes e a reabilitação realizada após o AVC. Cada indivíduo responde à reabilitação de uma maneira e o mais importante nestes casos é seu comprometimento com o tratamento médico, fisioterapêutico e fonoaudiológico por exemplo) e o apoio da família.
Há como prevenir o AVC?
Na maioria das vezes sim. Mudanças no estilo de vida evitando o sedentarismo, a má alimentação, sobrepeso, tabagismo, uso de drogas e excesso de bebidas alcoólicas auxiliam a evitar o AVC. Fazer controle do colesterol e o tratamento rigoroso de doenças como a hipertensão arterial, obesidade e diabetes são imprescindíveis para o combate ao AVC.
Tempo é cérebro.
Sem suprimento sanguíneo, 2 milhões de células nervosas morrem a cada minuto. A cada 6 segundos morre uma pessoa devido ao AVC; 15 milhões de pessoas tem AVC a cada ano; 6 milhões delas não sobrevivem. 1 em cada 6 pessoas no mundo terá um AVC ao longo de sua vida. Por trás destes números estão vidas reais.
Agendamento para convênios e particulares são realizados por telefone da Central de Agendamento pelo (51) 3214-8000 ou pelo site.