FAQ

A Santa Casa possui alguma escola ou disponibiliza algum curso de técnico de enfermagem?

A Santa Casa não possui. A instituição é campo de estágio para algumas instituições de ensino de enfermagem credenciadas. Informações podem ser obtidas pela área de Ensino: 51.32148363 ou ensino@santacasa.tche.br

Como faço para agendar uma consulta ou exame?

As consultas e exames particulares e convênios podem ser agendadas das seguintes formas:

  • Pela Central de Agendamento, pelo telefone (51) 3214 8000.
    A Central de Agendamento funciona todos os dias, das 7h às 22h, inclusive em domingos e feriados.
  • Pelo formulário de pré-agendamento, onde você preenche seus dados e alguém da equipe entra em contato para confirmar seu agendamento.

  • Pelo sistema de agendamento online, clicando aqui. 

Como faço para doar leite materno?

Qualquer mulher que esteja amamentado, com excedente de leite no peito e que seja saudável. Não pode ser fumante, usuária de álcool ou drogas. Se preenche esses critérios, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8284. Para mais informações sobre a doação, clique aqui.

Como faço para doar sangue?

Você deve ir ao Banco de Sangue da Santa Casa levando um documento de identificação com foto válido em todo o território nacional. O atendimento do Banco de Sangue da Santa Casa acontece de 2ª a 6ª, das 7h30 às 18h e aos sábados, das 7h30 às 12h. Clique aqui e saiba quem pode doar e como é o processo.

Como faço para entregar meu currículo para trabalhar na Santa Casa?

A Santa Casa recebe currículos apenas pelo e-mail rh@santacasa.tche.br. Você deve encaminhar seu currículo com data de nascimento, CPF e RG e informar no assunto do e-mail o cargo de seu interesse. Para verificar as vagas disponíveis, clique aqui.

Como faço para obter o resultado de um exame pelo site?

Clique aqui e selecione qual tipo de exame você deseja obter o resultado. Informe a chave e senha de acesso.

  • Digite a chave de acesso em letras maiúsculas (inicia por CL), números em seguida (sem espaços entre eles) e não esquecer de digitar o hífen (-01)

  • Digite a senha de acesso em letras maiúsculas e sem espaços.

Os dados de chave e senha de acesso são informados no documento entregue ao paciente após a realização do exame. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8080.

Como faço para ser um voluntário da Santa Casa?

Todas as pessoas maiores de 21 anos, com disponibilidade de tempo e bom equilíbrio emocional, podem fazer parte do Programa Santa Casa Voluntários. Não é preciso ser profissional da saúde, mas é fundamental estar preparado para ingressar no ambiente hospitalar. O primeiro passo é fazer o Curso de Voluntariado do SESC (Serviço Social do Comércio), com duração de 21 horas. Para informações e inscrições no Curso de Voluntariado, acesse o link.

Como posso realizar uma consulta, exame ou cirurgia pelo SUS na Santa Casa?

Todos os atendimentos realizados pelo SUS são gerenciados pela Secretaria da Saúde. A rede pública que encaminha os pacientes para a Santa Casa ou para outros hospitais. O primeiro passo é realizar uma consulta no posto de saúde mais próximo de sua residência. Este procedimento é realizado para pacientes do SUS, não somente na Santa Casa, mas em todos os hospitais credenciados para prestar atendimento na rede pública. Clique aqui para obter mais informações sobre o fluxo de atendimentos aos pacientes SUS.

Posso realizar uma pesquisa de TCC, trabalho de faculdade ou pós-graduação na Santa Casa?

Todas as informações sobre trabalhos de pesquisas são centralizados no CEP-Comitê de Ética e Pesquisa da Santa Casa. Informações pelo telefone 51.32148571 ou pelo e-mail cep@santacasa.tche.br ou pesquisa@santacasa.tche.br.

Quero doar meu cabelo para a confecção de perucas para as crianças com câncer. Como funciona?

A confecção de perucas para a doação às crianças com câncer é realizada pela ONG Cabelaço. Eles coletam as mechas de cabelo, confeccionam perucas e, posteriormente, doam aos pacientes dos hospitais. A Santa Casa possui um posto de coleta no 2º andar do Hospital da Criança Santo Antônio e repassa para a ONG. Você pode deixar sua mecha de cabelo já cortada, presa em um elástico, em nosso posto.

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.