Sobre a Santa Casa

 

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é o mais antigo hospital do Rio Grande do Sul e um dos mais modernos complexos hospitalares do país, sendo referência brasileira pela qualidade e segurança de sua Medicina, pelo humanismo de sua assistência, pela excelência de seus
profissionais e pela modernidade de seus processos e equipamentos.

Formado por nove hospitais destinados à prestação de serviços assistenciais que referenciam a instituição à excelência no atendimento médico-hospitalar. Duas unidades se constituem em hospitais gerais (uma para atendimento de adultos e outra pediátrica) e outras cinco especializadas em cardiologia, neurocirurgia, pneumologia, oncologia e transplantes. O Hospital Dom João Becker, da cidade de Gravataí, faz parte do complexo desde 2018, assim como o Hospital de Santo Antônio da Patrulha, sob a administração da Santa Casa desde 2017.

A Santa Casa disponibiliza à população serviços de consultas ambulatoriais eletivas e de urgência e emergência, além de serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, procedimentos cirúrgicos e obstétricos, internações hospitalares, clínicas e cirúrgicas, entre outros. É a única instituição hospitalar do país a realizar todos os tipos de transplante de órgãos e é referência em diagnóstico e tratamento de doenças e procedimentos de alta  complexidade. 

Em paralelo, a Santa Casa desenvolve intensa atividade de Ensino e Pesquisa, áreas nos quais historicamente possui relevância, sendo  igualmente reconhecida como referência. É certificada como hospital de Ensino e promove em suas unidades programas de Residência
Médica e cursos de especialização próprios ou associados a diversas universidades e faculdades do Brasil. Desde 1961 é o Hospital Escola da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Com 215 anos de história e uma trajetória de pioneirismo e credibilidade, a Santa casa realiza mais de 6 milhões de atendimentos ao ano. Possui um olhar constante para o futuro, promovendo iniciativas de inovação, atuação tecnológica e geração de conhecimento.

 

 


PRINCÍPIOS NORTEADORES

 

Missão

Proporcionar ações de saúde a pessoas de todas as classes sociais, fundamentadas em excelência organizacional, incluindo ensino e pesquisa.


Visão

Ser líder de mercado nos serviços eleitos.

                                 

Valores Organizacionais 

Princípios

Ética        Orientar as ações pelos princípios da ética e da moral.
Misericórdia  Ter compaixão com todas as pessoas.
Equidade  Atender a todos com igualdade e justiça
Humanismo  Oferecer atenção e cuidado humanizado em todos os momentos
História Preservar a memória, entender o presente e construir o futuro.
Credibilidade Preservar a imagem de credibilidade perante nossos parceiros e sociedade.
Pioneirismo Empreender e inovar através do desenvolvimento, do ensino e da pesquisa.