Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele

Ambulatório de Quimioterapia

Banco de Córneas

Banco de Pele

Cardiologia Clínica

Centro de Cardiodiagnóstico

Centro de Diagnóstico por Imagem

Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento

Centro de Epilepsia

Centro de Imagem da Criança

Centro de Infusão

Centro de Medicina Cérvico Facial

Centro de Medicina Fetal

Centro de Nódulos da Tireoide

Centro de Odontologia

Centro de Prevenção do Câncer

Centro de Reabilitação Pulmonar

Centro de Tratamento da Obesidade

Centro de Tratamento Integrado da Dor

Centro Internacional de Arritmias - Instituto J Brugada

Cirurgia Cardiovascular

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Cirurgia Vascular e Endovascular

Dermatologia

Diálise

Emergência adultos

Emergência Pediátrica

Endoscopia

Hemodinâmica em Cardiologia Intevencionista

Laboratório de Análise de Clínicas

Laboratório de Função Pulmonar

Laboratório de Imunologia de Transplantes

Laboratório de Micologia

Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Motilidade Digestiva

Laboratório de Patologia

Litocentro

Maternidade Mário Totta

Neurocirurgia

Neurorradiologia

Núcleo de Cirurgia Plástica

Núcleo de Diagnóstico em Ginecologia

Nutrição

Oftalmologia

Otorrinolaringologia

Pneumologia e Cirurgia Torácica

Pneumologia Pediátrica

Programa Gerenciado de Cuidados Paliativos

Quimioterapia Pediátrica

Radiologia

Radioterapia

Serviço de Imagens Moleculares - PET/CT

Serviço de Ortopedia e Traumatologia

Centro de Cardiodiagnóstico

O Centro de Cardiodiagnóstico da Santa Casa conta com equipamentos de última geração, capazes de realizar os mais modernos exames na área de cardiologia diagnóstica não invasiva.

O serviço possui ampla área física que proporciona um atendimento diferenciado e confortável aos clientes. Outro diferencial do serviço é a grande experiência na realização do Check-up cardiovascular, pioneiro em prevenção cardíaca.

Recentemente adquiriu o equipamento de ecocardiografia (ultrassom cardíaco) tridimensional, o PHILIPS EPIQ 7 e AFFINITI 70, o que permite ao serviço manter-se na vanguarda, em termos de tecnologia

No Centro de Cardiodiagnóstico são realizados todos os exames diagnósticos em cardiologia não invasiva, como os abaixo:



Ecocardiografia

Todas as modalidades de exames ecocardiográficos são disponibilizados. Entre elas, estão o Ecocardiograma de Stress, farmacológico ou de esforço, Ecocardiograma Transesofágico e o Ecocardiograma Transoperatório. Utilizando os aparelhos mais sofisticados de ultrassom, são realizados exames especiais como avaliação e monitorização hemodinâmica não-invasiva de tratamento de hipertensão pulmonar, orientação para oclusão percutânea de defeitos cardíacos congênitos, CIAs, eco de stress farmacológico e auxílio ao tratamento de ressincronização ventricular, através da pesquisa de dissincronia ventricular. Profissionais com treinamento em centros internacionais são capacitados a realizar exames de ECOCARDIOGRAFIA TRIDIMENSIONAL, exame que é vital em muitas patologias.

No inicio de 2019 foi adquirido software para avaliação automática das funções cardíacas, denominado HEART MODEL, que torna muito mais acurada a avaliação da função e dos volumes cardíacos. Essa tecnologia tem extrema importância na avaliação de pacientes submetidos à quimioterapia e pacientes onde haja necessidade de avaliar com precisão o resultado dos tratamentos com medicações que melhoram a função cardíaca.



Ecodoplercardiograma Transtorácico

A ecocardiografia, ou ecocardiograma bidimensional com Doppler, é um exame de ultrassom específico para estudo das possíveis alterações anatômicas do coração, eventuais modificações funcionais e a detalhada avaliação do regime de fluxo entre as diversas câmaras cardíacas e suas respectivas válvulas. Não necessita de nenhum preparo especial para a sua realização.

 

Ecocardiograma com Stress Farmacológico

Para os pacientes que não toleram o teste de esforço na esteira, ou que precisam exames mais acurados, o serviço dispõe da
Ecocardiografia com stress, que pode ser feita com uso de medicação (farmacológico) ou com exercício( Stress físico). È um exame de ultrassom do coração, onde se estimula a aceleração dos batimentos cardíacos, simulando um teste de exercíco, com medicação ou através de exercício em uma ciclomaca. O eco de Stress , associa dois métodos diagnósticos, a esteira e a eco, permitindo ao médico visualizar paredes que entram em sofrimento durante o exercíco, contraindo menos, ou até mesmo parando de contrair.

As suas principais indicações são o diagnóstico de isquemia silenciosa, o estudo da viabilidade miocárdica e a avaliação da permeabilidade de pontes e de implantes de mamárias.

Preparo: Jejum de 3 horas.
Suspender a ingestão de chá, café, chimarrão, chocolate e refrigerante 12 horas antes do exame.

Ecocardiograma Transesofágico

Trata-se de um procedimento de endoscopia de rotina, semelhante à endoscopia digestiva alta. A diferença básica é que, na extremidade do transdutor endoesofágico, no lugar do sistema óptico que permite a visualização direta, existe um grupo de cristais que geram uma imagem ultrassonográfica. Permite, de forma complementar ao ecocardiograma transtorácico, a obtenção de informações relevantes para o esclarecimento diagnóstico de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.
Preparo: Jejum absoluto de 6 horas, inclusive medicação.

Estudo de Ecocardiográfico com uso de Contraste de Microbolhas

Trata-se do estudo da perfusão capilar do miocárdio através da utilização do contraste gasoso de microbolhas com diâmetro inferior ao de uma célula sanguínea, que é injetado na circulação periférica do paciente.
Este contraste, após passar a circulação capilar pulmonar, chega às câmaras cardíacas esquerdas e à aorta, atingindo a circulação coronariana. Uma vez na circulação coronariana, as microbolhas emulsionadas no sangue circulante formam milhares de interfaces que refletem o ultrassom com grande intensidade, causando hiperfringência do segmento de músculo considerado, melhorando sua visualização.
Quando houver obstruções ao fluxo coronariano, teremos segmentos miocárdios hipoperfundidos e, consequentemente, hipocontrastados.
Exame muito indicado em pacientes com imagem ruim, obesos, pacientes tabagistas pesados, onde não se visualizam alguns sementos miocárdicos por dificuldades de penetração do ultrassom.


Ecocardiograma com Doppler Tecidual para Ressincronização Cardíaca

A ecocardiografia para ressincronização cardíaca é uma técnica em que são estudados os intervalos eletromecânicos do coração. Estes intervalos espelham a relação entre a atividade elétrica cardíaca e a contração muscular cardíaca resultante do estimulo elétrico. Permite a determinação da melhor sincronia entre as paredes do coração, a que avalia uma maior capacidade de contração e, desta forma, melhor capacidade funcional do músculo cardíaco. A ressiscronização é uma dos tratamentos importantes para pacientes com insuficiência cardíaca grave, onde o tratamento medicamentoso falha.
Não necessita nenhum preparo.

Teste Ergométrico

Consiste na monitorização do coração durante atividade física controlada realizada em esteira. Este teste possibilita que sejam identificadas doenças que não seriam diagnosticadas em condições normais de funcionamento do órgão.

Preparo:
Não fazer exercícios físicos no dia do exame.
Não fumar no dia do teste.
Alimentação leve antes do exame (mínimo uma hora de intervalo).
Trazer exames anteriores (eletrocardiograma e teste ergométrico).
Usar tênis.
Usar abrigo ou calção (roupa leve). Para mulheres, também sutiã ou top.
Não usar cremes, gel ou loções no dia do exame.
Trazer uma toalha.
Não interromper medicações sem ordem médica.

Ecografia

Ecodoppler Colorido das Artérias Ilíacas
Ultrassonografia das artérias ilíacas usando o estudo dos fluxos (Doppler) na detecção de lesões obstrutivas destes vasos.

Preparo:Jejum completo de 12 horas.
No dia anterior ao exame tomar Luftal gotas - 30 gotas de 6 em 6 horas.

Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais

Ultrassonografia das artérias carótidas e vertebrais usando o estudo dos fluxos(Doppler) na detecção de lesões obstrutivas destes vasos. Não necessita preparo, podendo ser realizado apenas no território carotídeo, vertebral ou em ambos, de acordo com a indicação clínica do exame.



Ecodoppler Colorido de Abdome

Ultrassonografia do abdome usando o estudo dos fluxos (Doppler) na detecção de lesões destes vasos.
Preparo: Jejum completo de 8 horas.
No dia anterior ao exame tomar Luftal gotas - 30 gotas de 6 em 6 horas.



Ecodoppler das Artérias Renais

Ultrassonografia das artérias renais usando o estudo dos fluxos (Doppler) na detecção de lesões destes vasos.
Preparo:
Jejum completo de 12 horas.
Tomar qualquer laxante 24 horas antes do exame.

 

Holter

Monitorização eletrocardiográfica contínua da atividade elétrica do coração por um período de 24 horas durante um dia normal na vida do indivíduo.
Conectados ao tórax do paciente, pequenos fios captam a atividade elétrica do coração, gravando tudo em um pequeno gravador acoplado à cintura do paciente.
Preparo:
Tomar banho o mais próximo possível do horário da colocação do aparelho. Não passar gel, cremes ou loções no corpo.
Durante a realização do exame não é permitido tomar banho.
Compareça ao laboratório vestindo camisa ou blusa, larga e abotoada para a frente para melhor colocação do aparelho.
Mulheres devem vir de sutiã.
Durante o período em que estiver usando o aparelho, deverá tomar os seguintes cuidados:
Cuidar com alças de bolsas, mochilas e demais acessórios .
Não tomar banho.
Ter cuidado com os movimentos, para não desconectar os fios, no aparelho ou no próprio corpo, não colocar a mão no peito e próximo aos cabos.
Quando apresentar sintomas (palpitação, dor no peito, falta de ar, tonturas, etc.) apertar o botão "event"
Atenção: apertar o botão somente quando apresentar sintomas.


MAPA (Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial)

É o registro da pressão arterial em um pequeno gravador acoplado à cintura, por 24 horas, continuamente. Este exame é importante para o diagnóstico preciso de hipertensão arterial e para controlar seu tratamento. É freqüente a síndrome do avental branco, aquela situação em que a pressão arterial está sempre elevada quando o médico vai aferí-la e encontra-se normal quando aferida por um familiar, ou em casa.
Preparo:
Fazer a higiene pessoal (banho) o mais próximo possível do horário da colocação do aparelho. Durante a realização do exame não é permitido tomar banho.
Compareça ao laboratório vestindo camisa com mangas curtas e largas para melhor colocação do aparelho.

 

Tilt-Test

O Tilt-Test (teste de inclinação) é um procedimento realizado em pacientes com queixas de tontura e desmaio como método diagnóstico. Para realizá-lo, o paciente deve estar em jejum de no mínimo 6 horas. O ambiente deve ser tranquilo e silencioso e o teste deve ser realizado por um médico especializado.
Como é realizado o tilt-test?
O exame consiste em 4 fases: na primeira o paciente fica deitado em uma maca com monitorização cardíaca e pressórica. A seguir, ele recebe uma substância vasodilatadora e, na terceira fase, será inclinado 70º graus na posição ortostática ocorrendo assim, a mimetização dos sintomas de desmaio. Caso o paciente apresente síncope, a maca é imediatamente retornada a posição de zero graus. O final do exame constitui-se na fase de recuperação.
Tempo de duração
O exame poderá durar de 60 até 90 minutos. Após o término do exame, a maca será recolocada na posição deitada, liberando, assim, o paciente. Caso ocorram sintomas, estes serão revertidos com a colocação da mesa na posição deitada ou mesmo inclinada para o lado da cabeça

 

Eletrocardiograma: ECG


O eletrocardiograma é o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante o funcionamento do coração por meio de um aparelho chamado eletrocardiograma.

 

 

Agendamento: (51)3214.8000

Horários de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h50

Localização: Térreo - Hospital São Francisco