ACESSO RÁPIDO

Ambulatório de Especialidades Médicas

Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele

Ambulatório de Quimioterapia

Banco de Córneas

Banco de Tecidos

Centro de Cardiodiagnóstico

Centro de Cirurgia Bucomaxilofacial

Centro de Diagnóstico por Imagem

Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento

Centro de Epilepsia

Centro de Imagem da Criança

Centro de Infusão

Centro de Medicina Cérvico Facial

Centro de Medicina Sexual

Centro de Prevenção do Câncer

Centro de Reabilitação Pulmonar

Centro de Tratamento da Obesidade

Centro de Tratamento Integrado da Dor

Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada

Cirurgia Cardiovascular

Cirurgia Vascular e Endovascular

Diálise

Emergência adultos

Emergência Pediátrica

Hemodinâmica em Cardiologia Intevencionista

Instituto Materno-Fetal Celso Rigo Associado à Medicina Materno-Fetal Barcelona

Laboratório de Análise de Clínicas

Laboratório de Função Pulmonar

Laboratório de Imunologia de Transplantes

Laboratório de Micologia

Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Motilidade Digestiva

Laboratório de Patologia

Laboratório de Sono

Litocentro

Maternidade Mário Totta

Neurorradiologia

Núcleo de Cirurgia Plástica

Núcleo de Diagnóstico em Ginecologia

Nutrição

Pneumologia Pediátrica

Programa Gerenciado de Cuidados Paliativos

Radiologia

Radioterapia

Reabilitação Robótica – Serviço de Fisioterapia

Serviço de Cardiologia Clínica

Serviço de Cirurgia de Coluna Pediátrica

Serviço de Cirurgia Torácica

Serviço de Dermatologia

Serviço de Endocrinologia

Serviço de Endoscopia

Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva - Hospital Dom João Becker

Serviço de Imagens Moleculares - PET/CT

Serviço de Neurocirurgia

Serviço de Oftalmologia

Serviço de Ortopedia e Traumatologia

Serviço de Otorrinolaringologia

Serviço de Pneumologia

Serviço de Quimioterapia Pediátrica

Serviço de Urologia

Serviço de Dermatologia

 

O Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Porto Alegre localiza-se no Hospital Santa Clara, nas recepções G (SUS), 2 e 3 (convênios e particulares). Além disso, determinadas atividades do Serviço ocorrem em outros Hospitais da Santa Casa, como Multicentros do Hospital Santo Antônio, Dermatopediatria no Hospital Santo Antônio, todos os hospitais para avaliação de pacientes internados ou nas emergências.

SUS: diariamente pacientes oriundos de todo o estado do Rio Grande do Sul (na recepção G), os quais são encaminhados via central de regulação de consultas.
Planos de saúde privados e particulares: podem agendar suas consultas por telefone e/ou diretamente nas recepções 2 e 3. Os atendimentos são realizados por profissionais especialistas em dermatologia e por médicos em especialização. O Serviço desenvolve atividades em conjunto com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e possui elevada produção acadêmica.

Além do tradicional atendimento da parte clínica dermatológica (amplo espectro de doenças de grande impacto clínico, incluindo dermatologia ambulatorial e hospitalar), o espaço oferece setores especializados nas seguintes áreas, entre outras:

Setor de Cirurgia Dermatológica e Cirurgia Micrográfica de Mohs (CMM): Serviço de referência multidisciplinar do Estado do Rio Grande do Sul. A CMM que é uma das cirurgias padrão nos casos de câncer de pele não melanoma, apresentando um alto índice de cura associado a um melhor resultado estético. O Setor é formado por uma equipe multidisciplinar (Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dermatologista, Cirurgião Plástico, Otorrinolaringologista), apta à avaliação do paciente como um todo, sendo altamente resolutivo, incluindo situações de alta complexidade. Em 90% dos casos, a Cirurgia Micrográfica de Mohs é realizada com anestesia local a nível ambulatorial.
Setor de Alergia e Testes de Contato: Quando uma pessoa possui um quadro alérgico na pele que necessita da identificação do causador os testes de contato são muito úteis. São testadas as substâncias químicas que mais prevalecem como causas no Brasil, entre estas, integrantes de cosméticos, conservantes de medicamentos e detergentes, derivados da borracha, metais, resinas sintéticas, materiais utilizados na indústria têxtil, entre outros. São excluídos dos testes: Gestantes, usuários recentes de esteroides (corticoides) tópicos e sistêmicos e pacientes expostos ao sol recentemente.
Setor de Dermatoses Autoimunes e Psoríase: atendimento multidisciplinar com médicos reumatologistas e dermatologistas. Utilização dos inovadores medicamentos sistêmicos disponíveis para psoríase, inclusive contando com um Centro de Infusão especializado.
Setor de Fototerapia: Equipamentos de última geração, com aparelhos de fototerapia localizada para tratamento de Psoríase, Vitiligo, Linfoma Cutâneo, Eczemas Crônicos, entre outras doenças.
Ambulatório de Doenças da Boca: Atendimento e procedimentos diagnósticos em doenças orais, incluindo imunofluorescência direta para doenças auto-imunes.
Setor de Lesões Pigmentadas / Dermatoscopia Digital e Mapeamento para Paciente de Risco para Melanoma: O serviço disponibiliza dois aparelhos de última geração voltados para prevenção do câncer de pele. Com estes aparelhos, indivíduos mais suscetíveis podem mapear todas suas lesões de pele a fim de identificar precocemente um câncer de pele bem como identificar lesões pré-malignas.
Setor de Doenças do Cabelo e Unhas: Diagnóstico e tratamento de todos os tipos de quedas de cabelo. Diagnóstico, tratamento farmacológico e cirúrgico de doenças das unhas.
Setor de Dermatopediatria: atendimento de crianças com doenças dermatológicas por equipe altamente capacitada na área, no Hospital da Criança Santo Antônio.
Setor de Cosmiatria e Laser - NÚCLEO DE COSMIATRIA: o Núcleo de Cosmiatria é responsável por tratamentos especializados nos cuidados com a prevenção e correção da saúde da pele. Os procedimentos são realizados por médicos concluindo a especialização em Dermatologia, supervisionados por profissionais altamente qualificados e certificados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Procedimentos oferecidos pelo Núcleo de Cosmiatria:

Toxina Botulínica: Proporciona o relaxamento temporário da atividade muscular do local onde é aplicada e por isso é utilizada para corrigir diversas situações clinicas e estéticas. Hoje tem inúmeras funções terapêuticas cujas principais são o tratamento de rugas, hiperhidrose (excesso de suor), cicatrizes, assimetrias faciais e rejuvenescimento.
Preenchimento facial e corporal com ácido hialurônico: O ácido hialurônico assemelha-se quimicamente ao nosso colágeno e, por isso, é considerado a substância mais segura corrigir as perdas naturais de volume da face e corpo. É utilizado principalmente para correção de rugas, depressões, repor e/ou aumentar o volume dos lábios, corrigir cicatrizes de acne, olheiras, bochechas, queixo, mandíbula, têmporas, testa, nariz e mãos.
Skinboosters ou hidratação injetável: esta técnica utiliza o ácido hialurônico sem o intuito de obter volume, mas com o objetivo de restaurar a hidratação e “viço” naturais da pele.
Bioestimuladores de colágeno: substâncias que estimulam o próprio organismo a produzir um novo colágeno, com intuito de reduzir a flacidez facial e corporal do pescoço, mãos, coxas, joelhos, glúteos, braços, e de celulite.
Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA®) ou Microagulhamento: utilizado para rejuvenescimento, melasma, cicatrizes, manchas.
Tunelização Dérmica (TD®): método utilizado para o tratamento de cicatrizes, rugas profundas e “celulite” (lipodistrofias).
Peelings Químicos: aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações da pele. A depender do agente químico utilizado podem ser realizados desde peelings superficiais, com períodos de recuperação rápida, até peelings profundos, que exigem cuidados especiais. Estes tratamentos auxiliam no tratamento de manchas, cicatrizes e envelhecimento cutâneo.
Luz Intensa Pulsada: tratamento de manchas, vasos, rejuvenescimento cutâneo, cicatrizes, estrias, vasos da rosácea, olheiras.
Laser Nd:Yag: para tratamento de vasos pequenos da face, varizes, hemangiomas, sinais vasculares, olheiras.
Depilação definitiva dos pelos: procedimento realizado através de 3 tecnologias diferentes.
Laser Fracionado Ablativo: rejuvenescimento, rugas, flacidez, cicatrizes, certas micoses de unhas.
Laser Q-Switched: para remoção de tatuagens, melasma, vasos das rosácea, rejuvenescimento cutâneo, olheiras.
Infravermelho: para flacidez e rejuvenescimento cutâneo.

O Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é composto por médicos dermatologistas, com apoio de médicos de especialidades afins (como cirurgia plástica e patologia), oferecendo tratamentos altamente especializados em cuidados com a pele, para todas as faixas etárias.
O Serviço é credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Dr. Renan Rangel Bonamigo - CRM: 18772
Chefe do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Porto Alegre

Membros do Corpo Clínico do Serviço de Dermatologia da Santa Casa
Ana Elisa Kiszewski Bau
Ana Paula Dornelles Manzoni
Caroline Ferreira De Moraes
Clarice Gabardo Ritter
Daniel Lorenzini
Ernani Siegmann Düvelius
Fabiane Kumagai Lorenzini
Fernando Eibs Cafrune
Francine Batista Costa
Gabriela Czarnobay Garbin
Gerson Vettorato
Giancarlo Rezende Bessa
Greice Spindler Chaves
Juliana Tosetto Santin
Karen Reetz Muller
Lara Mombelli
Laura De Mattos Milman
Leandro Damiani
Leonardo Albarello
Leticia Gaertner Mariani
Louise Lovatto
Luciana Boff De Abreu
Magda Blessmann Weber
Marcos Noronha Frey
Mariana Manfroi Dal Pizzol
Mariele Bevilaqua
Marina Resener De Morais
Patricia Damiani Biavatti Gava
Patricia Lima Baptista
Paulo Ricardo Martins Souza
Raquel Bonfá
Renan Minotto
Renan Rangel Bonamigo
Renata Hubner Frainer
Rodrigo Pereira Duquia
Rodrigo Vettorato
Sabrina Dequi Sanvido
Wagner Bertolini
Especialidade de Apoio: Dermatopatologia (Ana Letícia Boff, Laura Luzatto) e Cirurgia Plástica (Sylvio Ibanez)
 
Médicos Residentes e Especializandos do Serviço:
1º Ano
Gabriela Galvão Santos
Júlia Schirmer Saldanha
Juliana Maciel Alves de Oliveira
Mariana Montezuma de Moraes
 
2º Ano
Aline Alves Domingues
Andréa Abê Pereira
Anna Carolina Borges Kampmann
Bruna de Matos Bauer
Diego Salomón Mora Castro
Elsa Stella Mosquera Belalcazar
Guilherme Moimaz
Iago Gonçalves Ferreira
Jéssica Lüders Bueno
Joana Roberta Fitz
Maria Helena Strzykalski
Taísa de Boni Gauer
 
3º Ano
Alessandra Coppini
Ana Cláudia Dal Magro
Ana Cristina Schmidt Dorneles
Bruna Rocha Reolão
Daniele Damares Rodrigues de Souza
Fernanda Brandão Pacheco
Isadora da Luz Silva
Leticia Dupont
Natalia Andressa Buss Venier
Sindy Natália Balconi
Stéphanie Baz Cougo Leal

• Para correção estética da pele existem muitos métodos?
O núcleo de Cosmiatria do Serviço de Dermatologia utiliza vários modernos métodos - como laser, preenchimentos, toxina botulínica, peelings, entre outros - a escolha irá depender do tipo de correção a ser feita e características individuais de cada paciente.
 
• Qual a área da Dermatologia que atende crianças?
A Dermatopediatria, que localiza-se no interior do Hospital Santo Antônio.
 
• Como posso vigiar meus sinais escuros para prevenir o câncer de pele?
Através da Dermatoscopia digital e Mapeamento corporal há maiores chances de prevenção e diagnóstico precoce do melanoma. 
 
• Existe mais de um tipo de queda de cabelo e de tratamento?
Há várias doenças que podem causar queda de cabelo e a avaliação com especialista é importante para o correto diagnóstico e o melhor tratamento.
 
• Como posso saber se tenho alergia a cosmético?
Existe um exame, chamado Teste de Contato, que pode ajudar a diagnosticar alergia a cosmético e a outras substâncias químicas do cotidiano.
 
• Existem injeções fortes para o tratamento da psoríase que já foi tratada com outros medicamentos e não melhora?
Os imunobiológicos podem ser uma opção importante, mas para tal é necessário uma avaliação dermatológica pelo setor especializado na área, pois esses medicamentos devem ser muito bem controlados.
 
• A radiação ultravioleta pode ajudar no tratamento da pele?
Existem algumas doenças - como psoríase, vitiligo, alguns eczemas e linfoma cutâneo - que podem ser tratadas com a fototerapia; sempre com prescrição e acompanhamento médico.

Agende sua consulta pelo site clicando aqui ou pelo telefone (51)3214.8000 (atendimento telefônico das 7h às 22h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados).