Comitê de Ética em Pesquisa
Informações
Registro CEP na CONEP
Regimento interno CEP
Composição CEP
Calendário de reuniões
Contatos
Fluxo tramitação ética
Acesso dados de prontuário e solicitação dispensa TCLE/TALE
Submissão notificação
Submissão emenda
Inclusão de centro participante e pesquisador responsável (emenda)
Alteração pesquisador responsável
Tramitação ética estudo do tipo relato de caso
Tramitação Evento Adverso Grave (EAG)
Documentos obrigatórios
Documentos norteadores
Normativas
Informações do CEP
O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, é um órgão colegiado, de natureza técnico-científico, interdisciplinar e independente, com "munus público", dentro dos padrões éticos e constituído nas Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (Resolução 466/12, II.4 CNS/MS), fundado em 06 de Junho de 1997, pelo Prof. Dr. Cláudio Telöken e aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS) em 25 de Setembro de 1997 e Institutional Review Board pelo U.S Department of Health and Human Services (DHHS) – IRB/ Office for Human Research Protections (ORPH) sob número – IR00002509/FWA – Federalwide Assurance sob número – FWA00002949.
O Comitê de Ética em Pesquisa tem como finalidade regular, analisar e fiscalizar a realização de pesquisa clínica e experimental envolvendo seres humanos no âmbito da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e é constituído profissionais da área da saúde, ciências exatas e sociais, e representantes da comunidade assistida da Instituição.
Desta maneira e de acordo com a Resolução CNS nº.466/12, "toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa", ou seja, pesquisa prospectiva, retrospectiva, aplicação de questionários, entrevistas, utilização de bancos de dados, revisões de prontuários, relato de caso, novos fármacos/vacinas, novos procedimentos e pesquisa muticêntrica e envolvendo cooperação estrangeira.
O Comitê se reúne sempre na primeira terça-feira de cada mês, em sessão ordinária, extraordinariamente, quando convocado pelo Coordenador ou pela maioria de seus membros, quantas vezes necessárias forem.