Orientações ao Paciente

Bem-vindo à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Nosso objetivo é tornar sua estadia aqui a mais agradável possível, proporcionando uma excelente recuperação para você e/ou seu acompanhante. Leia estas orientações com atenção, pois elas contém informações importantes que vão auxiliar no seu tratamento 

Caso você fique com dúvidas, procure os profissionais do hospital para ajudá-lo. Nosso compromisso é oferecer o melhor atendimento para todos os nossos pacientes.
 
Acesse aqui a versão em pdf do Guia do Paciente, contendo seus direitos e deveres. 
 

INTERNAÇÃO

Documentação necessária:
• Documentos oficiais com foto do paciente ou responsável, quando paciente menor de 18 anos 
• Certidão de Nascimento dos menores de idade que não possuem RG 
• Solicitação de Internação com data, carimbo e assinatura do médico
• Cartão Nacional do SUS


CONVÊNIOS

A Santa Casa mantém convênios com quase todas as empresas de planos de saúde do Rio Grande do Sul. Porém, os contratos variam de acordo com o plano firmado pelo associado. Recomendamos que os pacientes credenciados informem-se sobre a abrangência de cobertura direta ou por reembolso de seu convênio, junto com as limitações do mesmo.


ACOMODAÇÕES

APARTAMENTO SEMIPRIVATIVO
compartilhado por dois pacientes, com banheiro, telefone, TV, frigobar, ar-condicionado e internet.


APARTAMENTO PRIVATIVO
Com banheiro, telefone, TV, frigobar, ar-condicionado e internet.


SUÍTE
Com banheiro, telefone, TV, frigobar, ar-condicionado, sala de estar e internet.


No caso do paciente optar por outra categoria de acomodação, a diferença será cobrada de forma particular. Para mais informações, entre em contato com a Recepção da Internação.
 


CONTA HOSPITALAR


Paciente particular

É necessário um primeiro depósito no ato da internação para cobrir os gastos iniciais. Depósitos complementares podem ser solicitados, sempre que o valor da conta hospitalar ultrapassar o valor do depósito inicial. Informações sobre o extrato parcial da conta poderão ser solicitadas na Recepção da Internação. Os valores poderão sofrer alterações até o fechamento da conta. Honorários médicos não estão incluídos na conta hospitalar e devem ser tratados diretamente com a equipe médica.


Paciente de convênio

No ato da internação será solicitada a autorização do planode saúde e a lista de materiais e medicamentos especiais, se houver. Eventuais despesas não cobertas pelo plano de saúde poderão ser cobradas diretamente do paciente, ou do seu responsável. Informações sobre o extrato parcial das despesas, não cobertas pelo convênio, poderão ser solicitadas na Recepção da Internação. Os valores poderão sofrer alterações até o fechamento da conta.


ALTA HOSPITALAR

Após a alta ser assinada pelo médico, a equipe de enfermagem orientará o paciente, além de retirar os dispositivos (cateteres e acessos venosos). A liberação será encaminhada para o setor de internação, onde será realizada a alta administrativa e retirada da pulseira de identificação do paciente.

No momento da alta, certifique-se de não ter esquecido qualquer pertence nas dependências do quarto. Todo objeto encontrado será mantido no setor de segurança da instituição durante o prazo de 30 dias. Após este período, o Hospital providenciará a doação dos mesmos.

 


IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE

No momento da internação, o paciente receberá uma pulseira de identificação com o seu nome completo e data de nascimento. Essa pulseira tem o objetivo de proporcionar segurança ao paciente. A pulseira vermelha indica que o paciente possui alergia a medicamento, alimentação, látex, etc.
Essa pulseira é para a proteção e a segurança do paciente, e não poderá ser removida durante o período de internação no Hospital. Recomendamos a confirmação desses dados pelo próprio paciente ou responsável.
 


PREVENÇÃO DO RISCO DE QUEDA

As quedas são eventos que podem causar lesões em pacientes hospitalizados. Sua incidência no ambiente hospitalar varia conforme o tipo e a condição do paciente atendido.

Nosso programa de prevenção de quedas inclui a avaliação diária do risco, a identificação de pacientes com risco e a adoção de medidas preventivas. A sua colaboração na prevenção de quedas é de extrema importância. Siga as orientações abaixo para evitar quedas durante sua internação, ou se você for acompanhante, durante o tempo que você estiver dentro da Santa Casa:

• Sempre que precisar locomover-se, ir ao banheiro ou caminhar pelo corredor, solicite ajuda da equipe assistencial;

• Durante o horário de visita, não mexa nas grades e não movimente o paciente sem o auxílio ou a liberação da equipe de enfermagem;

• Utilize calçados antiderrapantes;

• Não caminhe de meias;

• No leito, as grades da cama ou berço devem sempre estar elevadas para sua segurança;

• Crianças devem sempre ser observadas quando estiverem brincando na cama, nos corredores, na sala de recreação ou em outras áreas de lazer;

• Mantenha uma mão segurando o bebê durante as trocas de fraldas. Nunca deixe um bebê sozinho na mesa, cama ou outros móveis, ainda que seja por pouco tempo e mesmo que ele ainda não consiga rolar;

• Nunca deixe a criança sozinha na banheira ou chuveiro durante o banho;

• Nunca durma com a criança no seu colo;

• Nunca durma com a criança na cama, principalmente com bebês;

• Não saia do pátio do hospital;

• Utilize a campainha para chamar a enfermagem, quando necessário;

• Não deixe o ambiente totalmente escuro;

• Pacientes debilitados, enfraquecidos e em pós-operatório, devem ter cuidado ao levantar-se do leito ou cadeira;

• Todo transporte de paciente para exame, transferência ou procedimento deve ser realizado com cadeira de roda ou em macas.

E se a queda ocorrer?
Mesmo com todos os cuidados, uma queda pode ocorrer. Neste caso, comunique imediatamente a equipe de enfermagem para que o atendimento necessário seja realizado.


USO SEGURO DE MEDICAMENTOS

Informe à equipe assistencial os medicamentos de uso habitual e não tome qualquer medicamento sem a devida prescrição médica. Medicamentos de uso contínuo serão analisados pela farmácia do hospital e ficarão no Posto de Enfermagem. A administração de medicamentos é de estrita responsabilidade da equipe assistencial. Comunique sobre qualquer alergia a medicamentos que você tenha.


PREVENÇÃO DO RISCO DE INFECÇÕES

O monitoramento de infecções associadas à assistência passa por um plano de prevenção, que prevê ações para permitir que os processos assistenciais sejam aprimorados, e que o risco dessas infecções possa ser reduzido. Nesse sentido, a higienização das mãos é um procedimento essencial. Nosso processo é baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a necessidade de higienização das mãos, por todos os profissionais de saúde, em cinco momentos diferentes, incluindo antes e depois de qualquer contato com o paciente. Clique aqui e confira as orientações sobre a higienização das mãos.


ACOMPANHANTES

CONVÊNIOS
É permitida a permanência de um acompanhante durante toda a internação do paciente no hospital.


SUS
A permanência de um acompanhante será permitida mediante avaliação da equipe assistencial, considerando as necessidades do paciente e a legislação pertinente.

TROCA DE ACOMPANHANTES
É possível realizar quatro trocas por dia entre 6h e 23h.

 


VISITAS AO PACIENTE

Para garantir mais comodidade , e o repouso necessário ao paciente internado, é permitida a visita de quatro pessoas por horário, sendo duas por vez. Não são aconselhadas visitas de menores de 12 anos, caso haja necessidade, deverá ser definido com a equipe
assistencial. Durante o horário de visita, mantenha o celular no modo silencioso ou desligado.

Horário de visitas - Unidades de Internação

• Convênios - 9h às 12h e 16h às 20h
• SUS - 14h às 15h


NUTRIÇÃO

As refeições do paciente são elaboradas de acordo com as prescrições médicas e orientações do nutricionista, visando garantir a sua segurança. Para cada paciente é administrada uma dieta específica, em conformidade com o seu tratamento. As refeições estão incluídas no valor da diária hospitalar e são servidas nos seguintes horários:

• Café da manhã: entre 7h30 e 8h15
• Lanche : entre 9h e 10h (em dietas específicas)
• Almoço: entre 11h30 e 12h30
• Lanche: entre 15h e 16h
• Jantar: entre 18h e 19h
• Ceia: entre 20h e 20h30

Servimos refeições para os acompanhantes. Confira os horários.


Acompanhantes de pacientes SUS

A refeição será fornecida para acompanhante de menores de 18 anos, maiores de 60 e puérperas.

Horários:
Café da manhã: 9h às 10h
Almoço: 14h às 15h
Jantar: 20h às 21h
Local: Restaurante da Casa, localizado no corredor lateral da Praça Central da Santa Casa.
Pediatria: As refeições são servidas no quarto.


Acompanhantes de pacientes particulares e de convênios

Informe-se se seu plano de saúde cobre as refeições de acompanhantes. Se houver cobertura, o voucher para as refeições será entregue pela equipe de Nutrição.

Horários:
Café da manhã: 7h às 09h - Local: Cafeteria do Pavilhão Pereira Filho ou Hospital Santa Rita. É necessário a apresentação do voucher.
Almoço: entre 12h e 13hs
Jantar: entre 19h e 20hs
Pediatria: as refeições são servidas no quarto. Temos disponível venda de almoço e jantar.


IMPORTANTE
• Nenhum alimento produzido fora da Santa Casa deve ser servido ao paciente.
• Água para chimarrão será fornecida nos seguintes horários: Manhã: 9h às 10h / Tarde: 16h às 17h
• Não é permitida a utilização de aquecedor elétrico de água dentro do quarto ou nos corredores.

 


SERVIÇO DE HOSPEDAGEM

O serviço de higienização atende das 7h às 19h nos seguintes ramais:

• Hospital Santa Clara: ramal 2021
• Hospital Santa Rita: ramal 1197
• Hospital Dom Vicente Scherer: ramal 7531
• Pavilhão Pereira Filho: ramal 8102
• Hospital São José: ramal 8102
• Hospital da Criança Santo Antônio: ramal 7621
• Hospital São Francisco: ramal 8157

Plantão noturno: Das 19h às 07h, ramal 7512 para todos hospitais.


O serviço de rouparia e camareira atende das 7h às 19h nos seguintes ramais:

• Hospital Santa Clara: ramal 1304
• Hospital Santa Rita: ramal 3047
• Hospital Dom Vicente Scherer: ramal 8469
• Pavilhão Pereira Filho: ramal 2536
• Hospital São José: ramal 2536
• Hospital da Criança Santo Antônio: ramal 3058
• Hospital São Francisco: ramal 1192

Plantão noturno: Das 19h às 23h, ramal 2536 para todos os hospitais.

A troca de roupas de cama do paciente segue a rotina de cada unidade. Serão trocadas de acordo com a necessidade individual de cada paciente.



SEGURANÇA

• O Serviço de Segurança da Santa Casa está disponível 24h, podendo ser acionado pelo ramal 190.

• Orientamos aos pacientes e acompanhantes que evitem trazer objetos de valor para as dependências do hospital durante a estadia.

• A Instituição não se responsabiliza por objetos perdidos e/ou extraviados. Alguns quartos possuem cofre. Confira com a equipe da hospedagem da unidade se há no seu quarto.

• Os hospitais da cidade constantemente são alvo de tentativas de golpe contra pacientes. Pessoas mal-intencionadas, que se passam por médicos, telefonam para familiares do paciente informando que houve problema na autorização de procedimentos ou exame, exigindo depósito em conta corrente para que haja continuidade do tratamento. Não deposite qualquer valor em conta corrente ou poupança. Acione o ramal 190.

• Informações sobre o paciente serão fornecidas conforme a rotina da unidade. Informe-se com a equipe de enfermagem. Não fornecemos informações por telefone ou e-mail.

• Fique atento: todos os profissionais devem estar identificados com crachá com foto.

• O afastamento da unidade de internação deverá ser comunicado à equipe de enfermagem, não sendo permitida, no entanto, a saída do paciente da Santa Casa.

 


PREVENÇÃO DE INCÊNDIO

No caso de qualquer sinal de incêndio, ligue para o ramal 190 e comunique a equipe de enfermagem. Para diminuirmos riscos e melhorarmos nossa segurança, dentro do ambiente hospitalar, é proibido utilizar:

• Ebulidores (rabo quente)
• Benjamins (T)
• GLP (gás 2kg - liquinho)
• Improvisação em equipamentos elétricos


Para a sua segurança, é proibido praticar:
• Obstrução de equipamentos de incêndio
• Obstrução de corredores e rotas de fuga
• Fumar dentro das dependências hospitalares, internas ou externas.

 


CONVENIÊNCIAS

• Lavanderia Bolha Azul – Ramal 7061

• Cafeterias - Localizadas no Hospital Santa Clara, Pavilhão Pereira Filho, Hospital Santa Rita e Hospital da Criança Santo Antônio.

• Bistrô - Localizado no Centro Histórico-Cultural Santa Casa 

• Farmácia Panvel - Ramal 8685

• Centro Histórico-Cultural Santa Casa

• Táxi – Ramal 5526

• Lavagem de carros ecológica Aqualess - Edifício Garagem - 9º andar (acesso pela Av. Osvaldo Aranha, 80)

• Biblioteca - Localizada no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (dentro do complexo hospitalar) e na Casa de Apoio Madre Ana (Rua Vig. José Inácio, 741)



ESTACIONAMENTO

A Santa Casa dispõe de estacionamento para os clientes, com acesso pela Av. Independência (nº75) e Osvaldo Aranha (nº85). Valide seu ticket no local de atendimento para garantir um valor diferenciado. O pagamento pode ser realizado nos caixas dos hospitais.



ACESSO INTERNET

A Santa Casa disponibiliza acesso gratuito à internet para todos os pacientes e acompanhantes. Acesse a rede VISITANTE.