Cemitério Santa Casa
As histórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul podem ser contadas através dos monumentos edificados, das esculturas situadas nos jazigos e das sepulturas localizadas no mais antigo cemitério da capital do Estado: o Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Localizado em área privilegiada, nos altos da Azenha, abriga pessoas simples e figuras proeminentes da cidade e do Rio Grande do Sul, como Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Plácido de Castro, Conde de Porto Alegre, Teixeirinha, Iberê Camargo, dentro outros. Consagrados artistas do Brasil e estrangeiros assinam obras de arte funerária presentes na necrópole, destacando-se Alfred Adloff, André Arjonas, Antônio Caringi, Décio Villares e Rodolfo Pinto e Couto.
Considerado um "museu a céu aberto", o conjunto dos monumentos de arte cemiterial da Santa Casa é patrimônio da cidade, não só por sua beleza e sentido artístico, mas também por expressarem as transformações culturais promovidas ao longo do tempo.
Percorrer suas ruas e alamedas é um convite ao reconhecimento desse patrimônio da sociedade local, herdado de geração a geração.
ESTRUTURA E SERVIÇOS
Catacumbas - dispostas em parede, localizadas em galerias e também a céu aberto.
|
Missas
O Cemitério da Santa Casa promove mensalmente a Missa em Intenção às Almas. Igreja São Joaquim Cemitério da Santa Casa (Av. Prof. Oscar Pereira): Terceiro domingo do mês, às 11h.
Visitas guiadas
As visitas guiadas ao Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre acontecem mensalmente como uma oportunidade de conhecimento e enriquecimento cultural, envolvendo arte, religiosidade e a história da cidade e do Estado. Clique aqui e consulte a agenda.
|