Ambulatório de Especialidades Médicas

Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele

Ambulatório de Quimioterapia

Banco de Córneas

Banco de Tecidos

Centro de Cardiodiagnóstico

Centro de Cirurgia Bucomaxilofacial

Centro de Diagnóstico por Imagem

Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento

Centro de Epilepsia

Centro de Imagem da Criança

Centro de Infusão

Centro de Medicina Cérvico Facial

Centro de Medicina Fetal

Centro de Medicina Sexual

Centro de Nódulos da Tireoide

Centro de Prevenção do Câncer

Centro de Reabilitação Pulmonar

Centro de Tratamento da Obesidade

Centro de Tratamento Integrado da Dor

Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada

Cirurgia Cardiovascular

Cirurgia Vascular e Endovascular

Diálise

Emergência adultos

Emergência Pediátrica

Hemodinâmica em Cardiologia Intevencionista

Laboratório de Análise de Clínicas

Laboratório de Função Pulmonar

Laboratório de Imunologia de Transplantes

Laboratório de Micologia

Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Motilidade Digestiva

Laboratório de Patologia

Laboratório de Sono

Litocentro

Maternidade Mário Totta

Neurorradiologia

Núcleo de Cirurgia Plástica

Núcleo de Diagnóstico em Ginecologia

Nutrição

Pneumologia Pediátrica

Programa Gerenciado de Cuidados Paliativos

Radiologia

Radioterapia

Reabilitação Robótica – Serviço de Fisioterapia

Serviço de Cardiologia Clínica

Serviço de Cirurgia de Coluna Pediátrica

Serviço de Cirurgia Torácica

Serviço de Dermatologia

Serviço de Endoscopia

Serviço de Imagens Moleculares - PET/CT

Serviço de Neurocirurgia

Serviço de Oftalmologia

Serviço de Ortopedia e Traumatologia

Serviço de Otorrinolaringologia

Serviço de Pneumologia

Serviço de Quimioterapia Pediátrica

Serviço de Urologia

Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada

O Centro de Arritmias do Hospital São Francisco foi criado em conjunto com um dos maiores especialistas em arritmias do mundo, Dr. Joseph Brugada, cardiologista espanhol que descobriu e dá nome à Síndrome de Brugada. O serviço está qualificado para realizar o tratamento de arritmias mais simples até as mais complexas.

O formato do Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada é único no país pois, em um mesmo espaço, é oferecido terapias por drogas (medicamentos), por aparelhos (marcapasso, desfibrilador) e por ablação por cateter (interrupção da arritmia com a colocação de cateter). Isso proporciona ao paciente um suporte totalmente integrado para todas as necessidades relativas ao controle das arritmias.

  • Pronto atendimento em arritmias cardíacas: O serviço é composto por uma equipe de médicos especialistas em arritmia cardíaca, proporcionando o tratamento mais apropriado para pacientes com esse tipo de problema. Telefone: (51) 3214 – 8791.
  • Exames diagnósticos e tratamento: O Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada presta atendimento inovador e de ponta para o diagnóstico e tratamento de arritmias.

 


Estudo eletrofisiológico

É um procedimento minimamente invasivo que serve para avaliar o sistema elétrico do coração, realizado através de cateteres colocados no coração para registro de toda atividade elétrica existente. Serve como meio diagnóstico de pacientes com sintomas de palpitações, síncope, bradicardia e risco de morte súbita, ajudando assim o arritmologista a entender a melhor forma de tratamento do paciente (Indicação de ablação por cateter, implante de marcapasso, cardiodesfibrilador ou ressincronizador cardíaco).


Ablação por cateter

É um procedimento terapêutico que elimina arritmia através do cateter posicionado próximo ao foco arritmogênico. A ponta do cateter emite energia de radiofrequência (energia térmica) cauterizando o local. Utilizado para tratamento de arritmias supraventriculares (taquicardia atrial, flutter atrial, fibrilação atrial, WPW) e taquicardias ventriculares.

 

Crioblação

Procedimento terapêutico para tratamento das arritmias, diferente da técnica convencional, pois, ao invés de calor, ela usa o resfriamento na ponta do cateter, o que permite uma lesão mais limitada e controlada. Utilizado para tratamento de arritmias supraventriculares (taquicardia atrial, flutter atrial, fibrilação atrial, WPW) e taquicardias ventriculares.

 

Mapeamento tridimensional eletroanatômico (Carto, Ensite, Velocity)

É um sistema recente de tecnologia que permite reconstruir através de cateteres de eletrofisiologia as cavidades do coração em 3 dimensões para sua manipulação. Também facilita a localização e os pontos específicos dentro do coração, diminuindo principalmente o tempo e exposição ao raio x durante o procedimento de ablação e melhorando a eficácia para o tratamento de arritmias quando comparados com ablação convencional. Esse sistema e utilizado para ablação de arritmias complexas como fibrilação atrial e taquicardias ventriculares.

 

Ablação de fibrilação atrial

É um tipo de arritmia complexa originada na parte superior do coração (átrios), geralmente do lado esquerdo. O sistema de mapeamento tridimensional é necessário para conseguir melhores resultados do procedimento, assim como a crioablação, sendo utilizadas essas estratégias para ablação desta arritmia.

 

Cardioversão elétrica

É um procedimento que consiste em aplicar uma descarga elétrica breve e controlada no tórax do paciente previamente sedado com o objetivo de finalizar as arritmias cardíacas rápidas e estabelecer o ritmo normal do coração.

 

Implante de dispositivos cardíacos - Marcapasso

É um dispositivo cuja a principal função é monitorar o ritmo cardíaco e promover a regulação dos batimentos estimulando o coração. O aparelho é implantado e ligado ao coração por um ou dois eletrodos (dependendo da necessidade e do diagnóstico de cada paciente). Ele é implantado embaixo da pele na região peitoral próxima ao ombro e o eletrodo é introduzido através de uma veia que passa no local. A cirurgia se faz com sedação e anestesia local.


Cardiodesfibrilador (CDI)

É um dispositivo que controla e monitoriza o ritmo cardíaco do coração detectando qualquer ritmo cardíaco rápido (arritmia) potencialmente mortal. Realizando o tratamento de forma automática, através de estímulos elétricos ou choque elétrico, o dispositivo é conectado ao coração através de um eletrodo.

 

Tratamento elétrico da insuficiência cardíaca, implante de dispositivo para ressincronização cardíaca

É um dispositivo que monitoriza o ritmo cardíaco do coração, corrigindo a alteração elétrica existente que está causando a insuficiência cardíaca, melhorando a mortalidade, os sintomas de insuficiência cardíaca (cansaço, fadiga, intolerância ao exercício) e  a qualidade de vida dos pacientes.

 


Coordenação do Serviço

 

Dr. Carlos Kalil


Mestre e Doutor em Cardiologia, com especialização em Cardiologia, Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia. Coordenador técnico do Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada. Coordenador do Programa de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

 

 

 

 



Enfermeira Supervisora, Assistencial e Administrativa: Deise Grazioli - Coren: 254597


 

Contato: (51)3214.8791
Localização: Térreo do Hospital São Francisco