Ambulatório de Especialidades Médicas
Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele
Ambulatório de Quimioterapia
Anestesiologia
Banco de Córneas
Banco de Tecidos
Cancerologia Clínica
Cardiologia Clínica
Cardiologia Pediátrica e Intervencionista
Centro Cirúrgico Ambulatorial
Centro de Asma Grave
Centro de Cardiodiagnóstico
Centro de Cirurgia Bucomaxilofacial
Centro de Diagnóstico por Imagem
Centro de Ginecologia da Infância e Adolescência
Centro de Infusões
Centro de Medicina Sexual
Centro de Prevenção do Câncer
Centro de Prevenção e Tratamento da Osteoporose
Centro de Reabilitação Pulmonar
Centro de Tratamento da Dor
Centro de Tratamento da Obesidade
Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada
Cirurgia Aparelho Digestivo
Cirurgia Cabeça e Pescoço
Cirurgia Cardiovascular
Cirurgia de Coluna Pediátrica
Cirurgia Geral
Cirurgia Oncológica
Cirurgia Pediátrica
Cirurgia Torácica
Cirurgia Vascular e Endovascular
Coloproctologia
Controle de Infecção e Infectologia Pediátrica
Cuidados Paliativos
Dermatologia
Emergência adultos
Emergência Pediátrica
Endocrinologia
Endoscopia
Gastroenterologia Pediátrica
Geriatria
Ginecologia e Obstetrícia
Hematologia
Hemodiálise
Hemodinâmica e Cardiologia Intevencionista
Imagens Moleculares - PET/CT
Infectologia
Instituto de Robótica
Instituto Materno-Fetal Celso Rigo Associado à Medicina Materno-Fetal Barcelona
Laboratório de Análise de Clínicas
Laboratório de Biologia Molecular
Laboratório de Função Pulmonar
Laboratório de Imunologia de Transplantes
Laboratório de Micologia
Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Motilidade Digestiva
Laboratório do Sono
Litocentro
Mastologia
Maternidade Mário Totta
Medicina Intensiva
Medicina Interna
Nefrologia
Nefrologia Pediátrica
Neonatologia
Neurocirurgia
Neurologia
Neurorradiologia
Núcleo de Cirurgia Plástica
Núcleo de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento
Núcleo de Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunes
Núcleo de Insuficiência Cardíaca
Núcleo de Memória e Distúrbios Cognitivos
Núcleo de Nervos Periféricos
Núcleo de Neurocirurgia de Coluna
Nutrição
Oftalmologia
Oncologia Radioterápica
Ortopedia e Traumatologia
Ortopedia Pediátrica
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologia Pediátrica
Patologia
Pediatria
Pneumologia
Pneumologia Pediátrica
Psiquiatria
Quimioterapia Pediátrica
Radioterapia
Rastreamento de Câncer de Pulmão - Núcleo de Saúde Pulmonar
Reabilitação Pós-Covid
Reabilitação Robótica – Serviço de Fisioterapia
Reumatologia
Urologia
Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada
Chefe do Serviço
Dr. Carlos Kalil
O Centro de Arritmias do Hospital São Francisco foi criado em conjunto com um dos maiores especialistas em arritmias do mundo, Dr. Josep Brugada, cardiologista espanhol que descobriu e dá nome à Síndrome de Brugada. O serviço está qualificado para realizar o tratamento de arritmias mais simples até as mais complexas.
O formato do Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada é único no país pois, em um mesmo espaço, é oferecido terapias por drogas (medicamentos), por aparelhos (marcapasso, desfibrilador) e por ablação por cateter (interrupção da arritmia com a colocação de cateter). Isso proporciona ao paciente um suporte totalmente integrado para todas as necessidades relativas ao controle das arritmias.
- Pronto atendimento em arritmias cardíacas: O serviço é composto por uma equipe de médicos especialistas em arritmia cardíaca, proporcionando o tratamento mais apropriado para pacientes com esse tipo de problema. Telefone: (51) 3214 – 8791.
- Exames diagnósticos e tratamento: O Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada presta atendimento inovador e de ponta para o diagnóstico e tratamento de arritmias.
Estudo eletrofisiológico
É um procedimento minimamente invasivo que serve para avaliar o sistema elétrico do coração, realizado através de cateteres colocados no coração para registro de toda atividade elétrica existente. Serve como meio diagnóstico de pacientes com sintomas de palpitações, síncope, bradicardia e risco de morte súbita, ajudando assim o arritmologista a entender a melhor forma de tratamento do paciente (Indicação de ablação por cateter, implante de marcapasso, cardiodesfibrilador ou ressincronizador cardíaco).
Ablação por cateter
É um procedimento terapêutico que elimina arritmia através do cateter posicionado próximo ao foco arritmogênico. A ponta do cateter emite energia de radiofrequência (energia térmica) cauterizando o local. Utilizado para tratamento de arritmias supraventriculares (taquicardia atrial, flutter atrial, fibrilação atrial, WPW) e taquicardias ventriculares.
Crioblação
Procedimento terapêutico para tratamento das arritmias, diferente da técnica convencional, pois, ao invés de calor, ela usa o resfriamento na ponta do cateter, o que permite uma lesão mais limitada e controlada. Utilizado para tratamento de arritmias supraventriculares (taquicardia atrial, flutter atrial, fibrilação atrial, WPW) e taquicardias ventriculares.
Mapeamento tridimensional eletroanatômico (Carto, Ensite, Velocity)
É um sistema recente de tecnologia que permite reconstruir através de cateteres de eletrofisiologia as cavidades do coração em 3 dimensões para sua manipulação. Também facilita a localização e os pontos específicos dentro do coração, diminuindo principalmente o tempo e exposição ao raio x durante o procedimento de ablação e melhorando a eficácia para o tratamento de arritmias quando comparados com ablação convencional. Esse sistema e utilizado para ablação de arritmias complexas como fibrilação atrial e taquicardias ventriculares.
Ablação de fibrilação atrial
É um tipo de arritmia complexa originada na parte superior do coração (átrios), geralmente do lado esquerdo. O sistema de mapeamento tridimensional é necessário para conseguir melhores resultados do procedimento, assim como a crioablação, sendo utilizadas essas estratégias para ablação desta arritmia.
Cardioversão elétrica
É um procedimento que consiste em aplicar uma descarga elétrica breve e controlada no tórax do paciente previamente sedado com o objetivo de finalizar as arritmias cardíacas rápidas e estabelecer o ritmo normal do coração.
Implante de dispositivos cardíacos - Marcapasso
É um dispositivo cuja a principal função é monitorar o ritmo cardíaco e promover a regulação dos batimentos estimulando o coração. O aparelho é implantado e ligado ao coração por um ou dois eletrodos (dependendo da necessidade e do diagnóstico de cada paciente). Ele é implantado embaixo da pele na região peitoral próxima ao ombro e o eletrodo é introduzido através de uma veia que passa no local. A cirurgia se faz com sedação e anestesia local.
Cardiodesfibrilador (CDI)
É um dispositivo que controla e monitoriza o ritmo cardíaco do coração detectando qualquer ritmo cardíaco rápido (arritmia) potencialmente mortal. Realizando o tratamento de forma automática, através de estímulos elétricos ou choque elétrico, o dispositivo é conectado ao coração através de um eletrodo.
Tratamento elétrico da insuficiência cardíaca, implante de dispositivo para ressincronização cardíaca
É um dispositivo que monitoriza o ritmo cardíaco do coração, corrigindo a alteração elétrica existente que está causando a insuficiência cardíaca, melhorando a mortalidade, os sintomas de insuficiência cardíaca (cansaço, fadiga, intolerância ao exercício) e a qualidade de vida dos pacientes.
Coordenação do Serviço
Dr. Carlos Kalil
Mestre e Doutor em Cardiologia, com especialização em Cardiologia, Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia. Coordenador técnico do Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada. Coordenador do Programa de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.
Enfermeira Supervisora, Assistencial e Administrativa: Deise Grazioli - Coren: 254597
Contato: (51)3214.8791 Localização: Térreo do Hospital São Francisco |