Hospital Santa Clara

Seja uma doadora de leite humano

Publicado
 Seja uma doadora de leite humano

O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre está com o estoque baixo. O leite humano é o melhor alimento para os bebês prematuros internados na UTI neonatal, portanto, o hospital reforça que a necessidade do banco é constante.

Para ser doadora, a mãe deve estar amamentando o seu bebê e possuir excedente de leite no peito. Ela não deve ser fumante, usuária de drogas ou estar em uso de medicações que impeçam a amamentação. É necessário realizar cadastro junto à instituição, onde serão solicitados os exames de pré-natal.

O contato inicial da doadora pode ser realizado por telefone, através do número (51) 3214-8284 ou pessoalmente. O Banco de Leite fica na rua Prof. Annes Dias, 295, no centro de Porto Alegre. O horário de funcionamento do Banco é das 7h às 19h30, diariamente, inclusive finais de semana e feriados.

 

Quem pode doar leite
Qualquer mulher que esteja amamentado, com excedente de leite no peito e que seja saudável. Não pode ser fumante, usuária de álcool ou drogas.

O que é necessário para ser doadora
Se cadastrar no Banco de Leite Humano, trazendo seus exames do pré-natal para avaliação. Após o cadastro o leite pode ser retirado no Banco de Leite ou em casa, seguindo orientações recebidas.

Como se dá o processo de cuidados com este leite doado
O leite será analisado físico, químico e microbiologicamente, passará pelo processo de pasteurização e somente após, será utilizado para os bebês internados.

Quem vai receber o leite
Bebês internados na neonatologia, cujas mães não produzem leite em quantidade suficiente ou não poderão amamentá-los. A maioria destes bebês é prematuro.

Lembre-se: A doação do excedente de leite não diminuirá a sua quantidade de leite. Quanto mais leite “sai” da mama, mais a mama irá produzir.


Saiba mais sobre a doação de leite humano clicando aqui.


35 visualizações