Hospital Dom Vicente Scherer

Dr José Camargo: mais de 625 pulmões transplantados

Publicado 18 de March de 2019
Dr José Camargo: mais de 625 pulmões transplantados

Responsável por mais da metade dos transplantes de pulmão realizados em todo o país, o cirurgião torácico José Camargo, que também é diretor do Centro de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer, atingiu, em 2018, a marca de 625 pulmões transplantados. Esse número que coloca a Santa Casa entre os 10 maiores centros de transplante pulmonar do planeta.

O Dr. Camargo, que realizou o primeiro transplante de pulmão da América Latina em 1989, também foi o responsável pelo primeiro transplante de pulmão com doadores vivos, feito fora dos Estados Unidos, há 20 anos. As duas datas serão comemoradas pela Santa Casa neste ano, em maio e setembro, respectivamente.

Doação de órgãos
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.

A legislação em vigor determina que a família será a responsável pela decisão final, por isso é importante realizar essa conversa com os familiares mais próximos, para que a decisão seja respeitada.

A Santa Casa de Misericórdia Porto Alegre seja referência na realização de transplantes no país e responsável por mais da metade dos procedimentos no Rio Grande do Sul. O Hospital Dom Vicente Schrerer é a unidade especializada em transplantes, sendo o primeiro centro de transplantes da América Latina. Acesse o site #1salva8 e saiba mais sobre a doação de órgãos.