Institucional

Lançado app que informa em tempo real sobre pacientes com arritmias cardíacas

Publicado 15 de junho de 2020
Lançado app que informa em tempo real sobre pacientes com arritmias cardíacas

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio de seu Centro de Inovação, lançou o primeiro aplicativo para celular desenvolvido e publicado pelo próprio hospital. Voltado para médicos e denominado Centro Internacional de Arritmias, a ferramenta permite que os médicos encaminhem, do seu consultório, pacientes que precisam de diagnóstico e/ou tratamento para arritmias cardíacas. Ele servirá como meio de conexão entre médicos externos à instituição com os médicos especializados em arritmia do Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada, da Santa Casa de Porto Alegre. “Este é um marco importante para a nossa instituição, pois trata-se do primeiro aplicativo desenvolvido e publicado em nome da Santa Casa, e que, através dele, os médicos poderão encaminhar com facilidade seus pacientes para avaliação dos especialistas do primeiro centro internacional de arritmias da América Latina”, explica Diego Ramires, coordenador do Centro de Inovação da Santa Casa.

Após o encaminhamento do seu médico, via app, o paciente passará por uma avaliação prévia pela equipe, a fim de validar a possibilidade de recebimento do caso. “Uma vez o paciente sendo aprovado, o médico que o encaminhou poderá receber atualizações em tempo real referentes a jornada do seu paciente dentro do nosso hospital”, completa Carlos Kalil, coordenador do Centro Internacional de Arritmias, localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa. Através do aplicativo, o médico poderá acompanhar o resultado de todos os procedimentos, laudos, exames, condutas médicas, altas, entre outras informações executadas dentro do Centro de Arritmias, que serão notificadas instantaneamente na ferramenta. Além disso, o médico terá acesso ao histórico clínico dos seus pacientes na palma da mão, pois dentro do aplicativo o histórico será mantido, ou seja, se o paciente for encaminhado novamente, seu histórico será agrupado.

“Este lançamento trata-se de um feito histórico, pois este é o primeiro aplicativo desenvolvido integralmente pela Santa Casa, mais especificamente pelo seu Centro de Inovação. Isso coloca a instituição, que já uma das mais respeitadas e qualificadas em termos de gestão e de excelência médica, em um novo patamar: o de desenvolvedora de soluções inteligentes para a saúde”, finaliza Jader Pires, diretor administrativo da Santa Casa de Porto Alegre.

O aplicativo, gratuito, está disponível para download na App Store e na PlayStore.


369 visualizações