ACESSO RÁPIDO
Hospital da Criança Santo Antônio

Santa Casa realiza primeira cirurgia robótica em criança

Publicado 11 de outubro de 2021
Santa Casa realiza primeira cirurgia robótica em criança

No mês em que se celebra o dia das crianças, o Instituto de Cirurgia Robótica Helda Gerdau Johannpeter da Santa Casa realizou sua primeira cirurgia robótica em uma criança, com apenas quatro anos de idade. O procedimento de pieloplastia assistido pela nova tecnologia foi liderado pelo cirurgião pediátrico Rafael Deyl.

Com o diagnóstico de estenose da junção pieloureteral (uma má formação no rim), a pequena Olívia foi submetida à cirurgia na tarde de quinta-feira, dia 7 de outubro, e recebeu alta já no domingo de manhã. Além da rápida recuperação, como destaca Deyl, a intervenção robótica possui uma série de benefícios para os pacientes, como a diminuição da dor pós-operatória, redução do risco de infecção e de sangramento, aliados a maior precisão cirúrgica. “A cirurgia robótica abre um campo muito maior para cirurgias minimamente invasivas em crianças e que os procedimentos tradicionais nos restringiam pelas limitações de movimentos”, afirmou Deyl.

Robô Da Vinci Xi

O Robô Da Vinci XI, cuja versão de atualização é a mais moderna do Rio Grande do Sul, pode ser usado para acessos remotos tanto em cirurgias tradicionais como de altíssima complexidade, apresentando um importante benefício estético para o paciente. Além dos procedimentos cirúrgicos desempenhados pelo robô, o Instituto também é responsável pelo Centro de Formação em Cirurgia Robótica da Santa Casa, que promove treinamentos a médicos cirurgiões de todo o país, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.


125 visualizações