ACESSO RÁPIDO
Pavilhão Pereira Filho

Santa Casa adquire equipamento para reabilitação robótica de pacientes pós-Covid

Publicado 11 de fevereiro de 2021
Santa Casa adquire equipamento para reabilitação robótica de pacientes pós-Covid

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre iniciou o uso do mais moderno equipamento da América Latina voltado para a reabilitação robótica de pacientes internados em estado crítico. Denominado Mobitronic, o equipamento será utilizado para acelerar o processo de recuperação de pacientes pós-Covid, pós-traumatismo e pós-cirúrgicos, que apresentem sequelas neuromusculares, como fraqueza muscular ou perda do controle motor. Entre seus diferenciais, o Mobitronic permite fazer uma série de avaliações elétricas musculares, entre elas, as avaliações isocinéticas e de potência do músculo, permitindo aos profissionais de fisioterapia um melhor ajuste para o tratamento do paciente, promovendo uma reabilitação precoce.

“Trata-se de um enorme avanço de todos os equipamentos existentes para este fim, com uma aplicação bastante ampla e que irá acelerar o processo de recuperação de nossos pacientes”, explica Rodrigo Plentz, coordenador da fisioterapia da Santa Casa. Além disso, está a possibilidade de o equipamento ser levado até o leito – de UTI ou de unidade de internação – onde o paciente está internado, acelerando o início do seu processo de recuperação. Até então, o tratamento de reabilitação iniciava quando o paciente apresentava condições de ser transportado até onde o equipamento estava localizado.

O Mobitronic estará disponível para todos os pacientes internados nos hospitais da Santa Casa, em Porto Alegre, e foi adquirido com recurso proveniente de projeto cadastrado via Lei de Incentivo Fiscal junto ao Fundo Municipal do Idoso de Porto Alegre.

Texto: Adriana Contieri Abad/Santa Casa
Imagem: Carol Fornasier/Santa Casa


265 visualizações