Dom João Becker aguarda gravataienses interessados em vasectomia pelo SUS
Publicado 28 de January de 2022
Procedimento de curta duração, efetivo e que auxilia famílias no controle de natalidade, a vasectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está com baixa procura no Hospital Dom João Becker. Dessa forma, o paciente interessado poderá ter acesso ao procedimento de maneira mais ágil. Para isso, basta procurar a unidade de saúde de Gravataí mais próxima para encaminhar a sua solicitação. A vasectomia é realizada com anestesia local, dura em média 15 minutos e o paciente pode retornar a sua atividade normal geralmente no mesmo dia.
Pela legislação, homens com mais de 25 anos e dois ou mais filhos podem solicitar o procedimento. “Com certeza é um método muito eficaz, pois as famílias conseguem controlar número de filhos com maior segurança, sem riscos para saúde”, afirma o Dr. Jeverson Wagner, urologista do Dom João Becker. Segundo dados do DataSUS, em 2019 foram 18.657 vasectomias no Brasil, número que caiu para 9.144 em 2020. A pandemia teria sido a principal responsável pela queda abrupta nos procedimentos.
Para o diretor médico do hospital Dom João Becker, a oferta de vasectomia pelo SUS consiste em uma importante política pública de controle de natalidade. “Vemos famílias com baixo poder aquisitivo que são numerosas e tem qualidade de vida muito ruim. A vasectomia, assim como a laqueadura, são procedimentos com impacto social relevante, positivo”, afirma o Dr. Fernando Issa. O Hospital tem condições para realizar 30 vasectomias por mês, via Sistema Único de Saúde.
A VASECTOMIA – Consiste em cortar e ligar os ductos deferentes, dois pequenos tubos que saem de cada um dos testículos e por onde passam os espermatozoides. Depois do procedimento, o homem continua produzindo sêmen, porém após algumas ejaculações já não haverá mais células reprodutoras, o que irá impedir uma eventual gravidez. A vasectomia não afeta a libido, nem traz qualquer alteração (a não ser a falta de espermatozoides) na relação sexual.
Texto e imagem: Nelson Dutra/Santa Casa
MAIS ACESSADOS
Santa Casa conta com atendimento presencial e domiciliar para Teste PCR
25 de March de 2021Santa Casa conta com exame de Painel Viral Respiratório
12 de July de 2021Dr José Camargo: mais de 625 pulmões transplantados
18 de March de 2019Santa Casa recebe doação para a construção de nova emergência SUS
13 de February de 2019Grêmio e Inter lançam campanha para 80 novos leitos de UTI na Santa Casa
06 de April de 2020Conheça o Núcleo de Varizes da Santa Casa
12 de July de 2019Santa Casa de Porto Alegre inaugura nova Emergência SUS
20 de October de 2022Santa Casa de Porto Alegre aplica técnica inovadora para o tratamento da dor
06 de October de 2021Santa Casa realiza Teste PCR para detecção da Covid-19
09 de April de 2020Hospital São José realiza procedimento com tecnologia inédita no Brasil
03 de May de 2023CATEGORIAS
- Default (1)
- Institucional (270)
- Hospital São José (19)
- Hospital Santa Clara (19)
- Pavilhão Pereira Filho (6)
- Hospital São Francisco (18)
- Hospital Santa Rita (27)
- Hospital da Criança Santo Antônio (29)
- Hospital Dom Vicente Scherer (36)
- Hospital Dom João Becker (147)
- Hospital Santo Antônio da Patrulha (2)
- Ensino e Pesquisa (31)
- Artigo (2)
- Evento (16)
- Amigos da Boa Causa (9)
- Hospital Nora Teixeira (6)