Institucional

Livro Caminhos da Enfermagem é vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura

Publicado 18 de February de 2022
Livro Caminhos da Enfermagem é vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura

Em cerimônia online realizada nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, o livro Caminhos da Enfermagem foi o vencedor da Categoria Especial do Prêmio Açorianos de Literatura 2022. A obra, produzida pelo CHC Santa Casa a partir da proposta liderada pelas enfermeiras Carmen Pozzer e Maira Stangler, é uma publicação inédita no Brasil e traça a trajetória da enfermagem no País, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre desde o século XIX, contemplando o protagonismo das Irmãs Franciscanas e a enfermagem desempenhada na pandemia de Covid-19.

O livro está dividido em dois volumes. O primeiro, traz todo o resgate histórico, abordando os contextos internacional, nacional, estadual e de Porto Alegre, na área da Enfermagem, para depois detalhar a realidade da Enfermagem na Santa Casa, o primeiro hospital do Rio Grande do Sul. Reúne a trajetória do ensino oportunizada pelas Irmãs Franciscanas, e seguindo com a enfermagem até a atualidade na instituição, ou seja, abordando a enfermagem diante da atual pandemia. Para escrever este volume, foi convidada a historiadora Elizabeth Torresini, com expertise em editoração de livros.

O segundo volume, organizado pelas historiadoras do CHC, Edna Ribeiro de Ávila e Véra Maciel Barroso, foi produzido a partir de 67 entrevistas, totalizando mais de 170 horas de gravações, com protagonistas de diversos tempos na Santa Casa: Irmãs remanescentes com atuação na Casa; professoras ou alunas leigas nos cursos de Enfermagem da Casa, atendentes, auxiliares, técnicos e enfermeiros que atuaram na Santa Casa; e enfermeiras gestoras dos hospitais da Santa Casa, no tempo presente. A obra, cujo projeto teve início em 2017, foi inteiramente financiada através de doações.

Texto e imagem: Carol Fornasier/Santa Casa


928 visualizações