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Atitudes que geram valor marcam primeira Semana da Experiência do Paciente

Publicado 29 de abril de 2022
Atitudes que geram valor marcam primeira Semana da Experiência do Paciente

Os pacientes, familiares e colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre foram surpreendidos com uma série de intervenções durante a primeira Semana da Experiência do Paciente da instituição, encerrada nesta sexta-feira (29/4). A ação, idealizada para reforçar a importância da experiência do paciente em todas as etapas de atendimento, impactou todos que circulavam pelos corredores e espaços de convivência das unidades assistenciais e administrativas do complexo hospitalar em Porto Alegre e Gravataí.

Celebrando atitudes que geram valor, a semana buscou mobilizar todas as equipes da instituição a empenhar contínuos esforços nesse propósito de cuidado com o paciente, ampliando ainda mais o trabalho já realizado pelo Jeito Santa Casa de Ser. Durante os últimos dias, os diferentes ambientes da instituição foram preenchidos por uma trilha sonora que incluiu desde clássicos até músicas contemporâneas, conduzida pelo músico Bruno Esperon, violinista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). “Foi uma homenagem linda, que impactou não só toda a equipe, como nossos queridos transplantados que vivem um momento muito especial, que vivem um processo de recomeço”, compartilhou a enfermeira Eluiza Macedo, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Vicente Scherer (HDVS).

Para a diretora de Operações da Santa Casa, Gisele Nader Bastos, essa primeira Semana representou um marco histórico para a instituição, reforçando não só seus valores institucionais e sua missão, mas também o compromisso com a melhor experiência desse paciente, desde o momento que ele escolhe fazer o uso dos serviços até o momento que ele tem alta hospitalar. “É o fortalecimento da nossa cultura, onde a Santa Casa passa a aprimorar ainda mais todo o cuidado centrado no paciente e na família, a partir de um cuidado de quem cuida. É um reforço e cuidado para que essas ações se mantenham vivas e de forma constante”, frisou.

A Semana ainda foi responsável por compartilhar ações que fazem a diferença nas relações do dia a dia, com interações realizadas pela ONG Doutorzinhos, além de depoimentos em vídeo com histórias que marcaram a rotina de atendimentos em 2021. Experiências que inspiram, encantam e ajudam a multiplicar o esforço das equipes da instituição nesse cuidado diário. E apresentou a todos o Escritório de Valor da instituição, uma área estruturada para pensar de maneira estratégica tudo aquilo que envolve o cuidado aos pacientes, responsável por mensurar todos os indicadores clínicos e principalmente aqueles que mais impactam a experiência do paciente.

Texto: Vinicios Sparremberger/Santa Casa
Imagens: Tiago Sperotto


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