ACESSO RÁPIDO
Hospital Santa Rita

Técnica inovadora para tratamento de cânceres de intestino avançados

Publicado 08 de julho de 2022
Técnica inovadora para tratamento de cânceres de intestino avançados

O grupo de Cirurgia Gástrica do Hospital Santa Rita realizou nesta semana um procedimento cirúrgico inovador na instituição. Utilizando a técnica da bipartição gástrica, o procedimento permite o tratamento de pacientes com tumores em estado avançado, que normalmente não têm como serem removidos e acarretam graves obstruções no trato digestivo.

Nesta técnica, os cirurgiões criam uma “nova via” no intestino do paciente, sem precisar remover o tumor, permitindo que o paciente possa se alimentar normalmente. A cirurgia pode ser feita por técnica minimamente invasiva e preserva a movimentação normal do estômago.

Segundo o chefe da equipe cirúrgica, dr. Antonio Weston, “em torno de 70% destes tipos de câncer chegam a nós em estado avançado, inviabilizando a retirada cirúrgica dos mesmos. Esta técnica, até então nunca utilizada na Santa Casa, garante um importante avanço para qualidade de vida dos pacientes, criando uma via alternativa para a passagem dos alimentos e melhorando a qualidade de vida dos mesmos”.

Texto: Carlos Saldanha/Santa Casa
Imagem: Carol Fornasier/Santa Casa


301 visualizações