ACESSO RÁPIDO
Hospital Dom João Becker

Centro Obstétrico comemora 20 anos com o selo de "Amigo da Criança”

Publicado 16 de August de 2022
Centro Obstétrico comemora 20 anos com o selo de "Amigo da Criança”

Nesse mês de agosto, o Centro Obstétrico do Hospital Dom João Becker comemora vinte de anos com essa importante certificação. Lançado em 1991, pela UNICEF em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o selo já está presente em praticamente todos os países e visa disseminar o aleitamento materno e as boas práticas nos primeiros dias de vida dos bebês. Na época que o Dom João Becker conquistou o status de “Amigo da Criança” (2002), apenas quatro hospitais gaúchos possuíam a certificação.

Passadas duas décadas, o HDJB permanece cumprindo à risca as dez diretrizes, entre elas a de capacitar toda a equipe para o auxílio das mamães no aleitamento, não oferecer chupetas a recém-nascidos e lactentes, permitir que mães e recém-nascidos estejam juntos 24h por dia durante a internação e criar grupo de apoio à amamentação. “Além dos regramentos, temos outras práticas que buscam ampliar a humanização. Sempre que as pacientes chegam com dúvidas e medos realizamos uma escuta sensível e procuramos solucionar de forma mais simples possível, com muito diálogo. Também motivamos pacientes e companheiros para que participem de nosso Curso de Pais, realizado mensalmente”, comenta a supervisora do Centro Obstétrico, enfermeira Caroline Menezes.

A busca por informações sobre a dor no parto, a via de nascimento mais segura e a produção de leite, além do puerpério (período após o parto em que ocorrem modificações no corpo da mulher) são as mais frequentes. “Nosso Centro Obstétrico é, sem dúvida, um dos espaços mais bem estruturados em nosso hospital, seja pelos equipamentos ou pelo seu grupo assistencial, altamente qualificado”, ressalta o Superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Weston. A maternidade do HDJB realiza em média 120 partos por mês.

ESTRUTURA – Reformado em 2017, o Centro Obstétrico conta com três suítes de PPP (pré, parto e pós) com a toda estrutura adequada à práticas diferenciadas. No local, a gestante ficará juntamente com o seu acompanhante durante o trabalho de parto, o parto e o pós-parto até encaminhamento do trinômio (mãe, bebê e acompanhante) ao alojamento conjunto. Durante a estadia nas PPP’s são ofertados métodos não farmacológicos para o alívio da dor como hidroterapia (banho no chuveiro com água morna), massagens na região lombo-sacra, exercícios de respiração, aromaterapia com óleos essenciais, cromoterapia (uso de luz colorida) e exercício na bola de pilates.

A mamãe também poderá ficar totalmente livre para posição e movimentação durante o trabalho de parto, buscando maior conforto. Além disso, após o parto é realizado o “carimbo” da placenta com tinta guache que dará origem a “Arvore da Vida” a ser entregue aos pais e que poderá ser emoldurada. Ao todo são nove médicos e 22 profissionais de enfermagem atuando nos três turnos. O atendimento é tanto pelo SUS quanto por planos de saúde e particular. Mais informações sobre o Centro Obstétrico do Hospital Dom João Becker pelos fones (51) 3043-8460 ou (51) 3043-8340.

Texto e imagem: Nelson Dutra/Santa Casa


295 visualizações