ACESSO RÁPIDO
Hospital Dom João Becker

Laboratório do Becker passa a executar novo exame para doenças inflamatórias

Publicado 12 de September de 2022
Laboratório do Becker passa a executar novo exame para doenças inflamatórias

O Laboratório Dom João Becker passa a oferecer mais um exame para Gravataí. Já está disponível no local, tanto pelo Sistema Único de Saúde, quanto por convênios e particulares, a análise de proteína fibrinogênio. Indicador, principalmente de reações inflamatórias, o exame servirá de suporte para o diagnóstico em diversas especialidades, principalmente a cardiologia. Com a medição do fibrinogênio será possível diagnosticar e tratar diversas doenças inflamatórias com maior brevidade.

De acordo com a responsável técnica do laboratório, biomédica Gabriela Hahn, o fibrinogênio é uma proteína sintetizada no fígado, sendo fundamental para a coagulação sanguínea. A diminuição ou a disfunção do fibrinogênio aumenta o risco de casos de sangramento. “É uma proteína encontrada aumentada no sangue de pessoas com reações inflamatórias agudas ou crônicas, causadas por trauma, cirurgia, eventos cardíacos agudos, câncer e doenças do fígado”, explica Gabriela. O exame é importante também para o processo pré, trans e pós-operatório.

Para o diretor médico do HDJB, o novo exame é mais um exemplo de que o hospital segue o seu planejamento de ampliar o serviço de saúde oferecido a população de Gravataí. “Temos uma estrutura muita boa em nossa área de análises clínicas, com posto de coleta diferenciado, equipamento de ponta e agilidade nos resultados. Isso dá segurança para o corpo clínico propor o melhor tratamento ao paciente”, comenta Fernando Issa. O Laboratório do HDJB possui Padrão Diamante, certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que atesta a excelência das análises clínicas. O PNCQ realiza auditorias mensais junto a cerca de seis mil laboratórios em todo o país. Mais informações sobre o laboratório pelo fone (51) 3213-7847.

Texto e imagem: Nelson Dutra/Santa Casa


44 visualizações