Primeira Fase da Nova Emergência SUS é entregue em Gravataí

Publicado 19 de December de 2023
Primeira Fase da Nova Emergência SUS é entregue em Gravataí

A quinta cidade mais populosa do Estado e que nos últimos anos se tornou polo econômico regional recebeu a primeira fase de uma obra emblemática para a saúde local. Em solenidade realizada nessa segunda-feira (18), primeiro na prefeitura e depois na própria emergência, a Santa Casa entregou para Gravataí os primeiros vinte leitos de observação da nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker. A nova unidade conta com padrão similar às melhores estruturas de pronto atendimento do país e está localizada junto ao prédio em construção na avenida Dr. Luiz Bastos do Prado, onde durante a pandemia funcionou o Hospital de Campanha.

A obra, que ainda terá sua fase 2 ao longo de 2024, é um esforço conjunto do grupo hospitalar com o poder público. Ao final vão ser 36 leitos (adultos e pediátricos) e treze poltronas de medicação, num total de 1.330m² de área exclusiva para pronto atendimento. Durante a solenidade de inauguração, ocorrida no auditório da prefeitura, o diretor geral da Santa Casa, Júlio Matos, realizou a prestação de contas da primeira fase. Ao todo, foram investidos R$ 10,7 milhões.

Para a Santa Casa, essa entrega representa “a continuidade do trabalho de melhorias estruturais na saúde, iniciado há três anos em parceria com o município de Gravataí, que irão verdadeiramente qualificar a prestação de serviços de saúde à população de Gravataí e região”, destaca o provedor da Instituição, Alfredo Englert. “Vale salientar que esta entrega é apenas a primeira fase da emergência, cujo reflexo de melhorias talvez ainda não seja plenamente percebido pela população, conclui o provedor da Santa Casa”. A fase 2 vai ser a reforma da emergência anterior, que ao final será interligada à nova estrutura inaugurada nessa segunda-feira.

Ampliar e qualificar o pronto atendimento no Dom João Becker sempre foi um dos desafios, desde que a Santa Casa assumiu o hospital, em 2018. “Sabemos das necessidades locais, temos consciência que a rede de saúde precisa ser ampliada. E essa entrega de hoje é emblemática, pois representa a virada de chave, o novo paradigma que estamos implementando na oferta de saúde de qualidade para os gravataienses”, afirma o superintendente do HDJB, Antonio Weston. Segundo ele, importantes avanços já foram obtidos, como a construção da nova UTI, da área destinada para endoscopias e a vinda de novos médicos, a partir da ampliação da área de ensino e pesquisa. Entretanto, a inauguração da primeira fase da nova Emergência SUS do Becker é recheada de simbolismos e gera uma espiral positiva para o que virá pela frente.

CONVERGÊNCIA - Para o prefeito de Gravataí, o projeto da emergência serviu, inclusive, para aparar arestas na política local e promover a união, a convergência de propósitos. “Nós investimos recursos e articulamos com deputados, senadores e até a Câmara Municipal. Essa obra serviu para afastar o ranço, as diferenças ideológicas, e somar cada centavo na concretização de um sonho”, afirma Luiz Zaffalon. Segundo ele, é possível ter um hospital do tamanho da cidade, desde que a comunidade também se sinta agente dessa transformação. “Pertencimento é a palavra de vai definir uma Gravataí melhor”, completa.

Assim como a prefeitura, a Câmara Municipal se empenhou para a concretização desta 1ª etapa da Emergência SUS de Gravataí. A partir de uma profunda revisão de processos administrativos, foi possível economizar recursos e destinar para a construção. “Em 2021, reduzimos o custo da casa, o suficiente para que naquele momento nos juntássemos e demonstrássemos o quão importante o hospital é para nossa cidade. Esse tipo de ação está acima das questões políticas, pois temos o mesmo entendimento, que a saúde pública é prioridade”, afirma o Presidente Alison Silva. Segundo ele, é entendimento dos vereadores que para 2024 continue se investindo na saúde. A fase 2 da Nova Emergência SUS ainda depende de recursos para sua concretização.

Texto e imagens: Nelson M. Dutra