Institucional

Santa Casa apresenta experiência com empregabilidade de migrantes a ONU

Publicado 23 de March de 2023
Santa Casa apresenta experiência com empregabilidade de migrantes a ONU

Com mais de cem migrantes integrando o quadro de colaboradores, a Santa Casa de Porto Alegre recebeu nesta quarta-feira (22/3) representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência das Nações Unidas (ONU) presente em mais de 100 países e responsável por atuar em prol de uma migração segura e digna. Com o objetivo de conhecer de perto o trabalho realizado na instituição, a visita também incluiu integrantes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).

Desde 2021, a Santa Casa integra o projeto Oportunidade Connect Brasil e é uma das instituições do Estado com o maior número de contratações de profissionais vindos de outros países. O projeto é uma iniciativa da ADRA Regional Rio Grande do Sul que, em parceria com o programa Oportunidades – Integração no Brasil da OIM, tem o objetivo de auxiliar migrantes vulneráveis de países vizinhos ao Brasil a encontrarem meios de subsistência através da recolocação no mercado de trabalho formal.

Segundo a gerente de Gestão de Pessoas da Santa Casa, Marluci Reche, em mais de três anos, a instituição já acolheu centenas de migrantes e hoje conta com 101 profissionais em atividade, a maioria deles de origem venezuelana. “Além de acolher e oportunizar que esses profissionais possam recomeçar, também trabalhamos para oferecer possibilidades para que eles possam crescer dentro da instituição. Como somos muitos - em quantidade, em diferenças e em igualdades - é fundamental construirmos um espaço diverso, reforçando o nosso Jeito Santa Casa de Ser”, destaca Marluci. Integrando esse esforço, a Santa Casa também mantém o programa SOMOS, responsável por trabalhar a diversidade e a inclusão dentro da instituição.

Durante a visita, a experiência foi apresentada para a gerente sênior da OIM, Michelle Barron, a assistente de gestão de projetos da USAID, Rumy Solano, o coordenador do Regional da OIM, Iurqui Pinheiro, e o diretor da ADRA RS, Daniel Fritoli, além de demais integrantes das três instituições. O encontro também contou com o depoimento do colaborador Hector Barreto Hernandez, que migrou da Venezuela para o Brasil em 2021 e atua na instituição como auxiliar de hospitalidade há um ano.

Texto e imagem: Vinicios Sparremberger/Santa Casa


659 visualizações