Banco de Pele da Santa Casa completa 18 anos de atividade

Publicado 23 de June de 2023
Banco de Pele da Santa Casa completa 18 anos de atividade

O Banco de Tecidos da Santa Casa, que leva o nome de seu idealizador, Dr. Roberto Corrêa Chem, completa 18 anos de atividade nesta semana.

Mais antigo na área em atividade no Brasil, o banco tem, ao longo de sua história, grandes serviços prestados no país e no exterior, como no incêndio da Boate Kiss, quando teve papel fundamental no cuidado de inúmeras pessoas com queimaduras graves, ou na explosão de um caminhão-tanque no Peru, em 2020.

O Banco de Tecidos produz, em média, 50.000 cm² de pele anualmente, quantidade capaz de atender entre 45 a 50 pacientes vítimas de queimaduras extensas. Desde sua entrada em funcionamento, em 2005, o Banco captou pele de 496 doadores e enviou o tecido para 399 receptores, num total de 476.642,39cm² de pele para transplante. A distribuição do tecido se dá para todo o país, sendo regulada pelas centrais de transplantes, com procedimentos sempre via SUS, sem nenhum custo aos pacientes.

Atualmente, o Banco de Tecidos é coordenado pelo dr. Eduardo Mainieri Chem, com apoio das biomédicas Suyan G. Ribeiro dos Santos e Carla Zanatelli.