Ensino e Pesquisa

Escola Técnica lança edital de bolsas integrais para pessoas com deficiência

Publicado 20 de June de 2024
Escola Técnica lança edital de bolsas integrais para pessoas com deficiência

A Escola Técnica Santa Casa de Porto Alegre está com inscrições abertas para o processo seletivo de Bolsas Integrais para Pessoas com Deficiência (PcD). Ao todo são 75 vagas disponíveis para os cursos de Técnico em Enfermagem e de Qualificação em Nutrição, Suprimentos e Atendimento. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de junho, clicando aqui.

O objetivo é qualificar pessoas com deficiência para inserção no mercado de trabalho da saúde, principalmente, na área hospitalar. As aulas iniciam em agosto. "Este edital é parte do nosso compromisso com a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência. Através da oferta de cursos gratuitos de qualificação e técnico em enfermagem, nosso maior objetivo é oportunizar que este público tenha novas oportunidades e principalmente conquiste sua autonomia no mercado de trabalho”, destaca a gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Roberta Almeida.

Confira os cursos disponíveis e os requisitos exigidos:

Curso Técnico em Enfermagem: com duração de 24 meses, o curso é composto por aulas teóricas e estágio supervisionado por profissionais com ampla experiência na área. São três módulos progressivos e integrados de formação na área de Saúde e Qualidade de Vida. Além de comprovar a condição de Pessoa com Deficiência (PcD), os interessados no Técnico em Enfermagem precisam ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio completo ou estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio.

Curso de Qualificação em Auxiliar de Suprimentos: com duração de 2 meses, o objetivo é capacitar profissionais para garantir a eficiência na movimentação e armazenagem de materiais. Além de abordar tecnologias e inovações de gestão, também reforça o uso de indicadores de avaliação de desempenho. Para participar do processo é necessário comprovar a condição de PcD e ter ensino fundamental completo.

Curso de Qualificação em Atendente de Nutrição: com duração de 2 meses, o objetivo é capacitar profissionais para a implementação de boas práticas de manipulação de alimentos e a aplicação de técnicas dietéticas e dietoterapia. O curso também abrange o atendimento ao cliente e funcionamento da central de fórmulas e do banco de leite. Além de comprovar a condição de PcD, para participar do processo é preciso ter ensino fundamental completo.

Curso de Qualificação em Auxiliar Administrativo de Atendimento: com duração de 2 meses, o curso busca capacitar profissionais para o atendimento em instituições de saúde, como hospitais e clínicas, exigindo um olhar especial para o acolhimento, comunicação assertiva, apresentação pessoal, cadastro de pacientes, entre outros. Para participar, é necessário comprovar a condição de PcD e ter o ensino médio completo.

Todos os cursos possuem aulas teóricas e estágio prático na instituição. Após a formação, o aluno também pode participar dos processos seletivos para as vagas abertas em cada uma das áreas. Atualmente, cerca de 30% dos estudantes que já concluíram os cursos de qualificação foram contratados e passaram a integrar o quadro de colaboradores da Santa Casa.

Texto e imagem: Vinicios Sparremberger/Santa Casa de Porto Alegre