Hospital Dom João Becker

Dom João Becker recebe certificação internacional no combate ao AVC

Publicado 13 de August de 2024
Dom João Becker recebe certificação internacional no combate ao AVC

A cidade de Gravataí agora é reconhecida mundialmente como polo de excelência no combate ao AVC. O Hospital Dom João Becker recebeu a Certificação Ouro do WSO Angels Awards Q2 2024, premiação promovida pela Angels Initiative, da organização alemã Boehringer Ingelheim. A instituição realiza auditoria em hospitais de diversos países do mundo, conferindo estrutura, processos, qualificação das equipes e as estatísticas voltadas ao tratamento ao acidente vascular cerebral. O HDJB atingiu todos os parâmetros necessários para receber o reconhecimento.

No mês de junho, o Dom João Becker celebrou seu primeiro ano com a atual equipe multidisciplinar totalmente focada no acompanhamento dos casos de AVC. Além dos neurologistas, o time conta com profissionais de enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social e outros especialistas treinados especificamente para o atendimento de casos do gênero. Foram cerca de 1.200 pacientes tratados nos doze primeiros meses da atual equipe.

O resultado dessa estruturação já é visível. Durante o período, a taxa de letalidade entre os pacientes tratados reduziu 20%. Além disso, foi possível aumentar a taxa de tratamento em 250%, implementar novos protocolos e ampliar o treinamento dos profissionais. “É uma condição clínica que requer alta capacitação profissional e, além disso, rapidez de execução, visto que o fator tempo é determinante para o desfecho favorável. Temos um grupo competente e uma estrutura adequada que merecidamente foi certificada”, destaca o superintendente do HDJB, Antonio Weston. A meta para o próximo ano é reduzir ainda mais a taxa de letalidade e ampliar o acesso ao melhor tratamento contra a doença.

De acordo com o neurologista Diógenes Zan, chefe do serviço de neurologia e coordenador da Linha do AVC no HDJB, vários fatores contribuíram para a conquista. “Os auditores avaliam se o hospital tem estrutura adequada, unidade própria de AVC, fluxograma, equipe de neurologia, TeleAVC e se tudo isso está refletindo em indicadores positivos”, comenta. Segundo o especialista do HDJB, aprimorar processos e investir em treinamento têm sido pilares para o avanço na qualidade. “Cada profissional deve saber fazer a coisa certa, no lugar certo e na hora certa”, comenta Dr. Zan. Hoje, o Dom João Becker oferece aos pacientes uma investigação que segue os protocolos internacionais, com os exames necessários ao diagnóstico preciso.

NÚMEROS - Ao todo são 8.965 hospitais registrados no WSO Angels ao redor do mundo, com mais de quatro milhões de pacientes tratados por ano. Cerca de 120 mil vidas são perdidas por ano para o AVC no Brasil, o que equivale a 343 mortes pela condição diariamente em nosso país. As projeções indicam que as mortes devem crescer em até 50% até 2050. Por isso, a importância do aprimoramento de práticas para evitar que essa perspectiva se torne realidade.

Texto: Nelson Machado Dutra Filho/Santa Casa de Porto Alegre


138 visualizações