Hospital Dom Vicente Scherer

Santa Casa conta com captação de tecidos musculoesqueléticos para transplante

Publicado 26 de August de 2024
Santa Casa conta com captação de tecidos musculoesqueléticos para transplante

Com o objetivo de ampliar a oferta de ossos para transplante, a Santa Casa de Porto Alegre agora conta com uma equipe para a captação de tecidos musculoesqueléticos. Com a capacitação dos profissionais, realizada no sábado (24/08), a instituição é a primeira de Porto Alegre e a terceira do Rio Grande do Sul a contar com uma equipe satélite do Banco de Tecidos Musculoesquelético do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, o único da Região Sul do país.

“Além de contribuir para abastecer os estoques do Banco e beneficiar mais pacientes que necessitam de transplante ósseo, também vamos conseguir ampliar a possibilidade de acesso a esses tecidos e oferecer recursos cada vez mais completos para as cirurgias ortopédicas na instituição”, explica o ortopedista Anthony Kerbes Yépez, coordenador do grupo de Cirurgia do Quadril da Santa Casa.

Composta por ortopedistas de diferentes subespecialidades, que integram o corpo clínico do serviço de Ortopedia da Santa Casa, a equipe será responsável pela captação de tecidos musculoesqueléticos na Santa Casa e em alguns hospitais da região metropolitana. Todo o material será encaminhado para Passo Fundo, onde o Banco de Tecidos Musculoesquelético é responsável pelo processamento, preparo, armazenamento e distribuição dos tecidos ósseos.

Segundo Yépez, os ossos podem ser transplantados na forma original ou em pequenos fragmentos. Esses procedimentos são indicados especialmente para portadores de tumores ósseos, evitando amputações; como para pacientes com próteses de quadril ou de joelho, que precisam ser trocadas devido ao desgaste do material.

Texto: Vinicios Sparremberger/Santa Casa de Porto Alegre
Imagem: Divulgação Santa Casa de Porto Alegre