Hospital Nora Teixeira

Santa Casa de Porto Alegre inaugura Centro Cirúrgico do Hospital Nora Teixeira

Publicado 27 de August de 2024
Santa Casa de Porto Alegre inaugura Centro Cirúrgico do Hospital Nora Teixeira

Marcando um importante passo na operação do Hospital Nora Teixeira, a Santa Casa de Porto Alegre inaugurou nesta terça-feira (26/08) o Centro Cirúrgico Família Celso Rigo. Com uma das estruturas mais modernas do país, o espaço conta com cinco salas cirúrgicas e dez leitos de recuperação, além de ambiência exclusiva, modernos recursos de arquitetura e alta tecnologia.

Pensado para garantir o máximo conforto e a melhor experiência aos pacientes, o Centro Cirúrgico recebeu a doação de 14 milhões do empresário Celso Rigo. “A Família Rigo se soma a outras importantes famílias e empresas que viabilizaram a construção do Hospital Nora Teixeira. São gestos de confiança e solidariedade que terão um reflexo gigantesco na sustentabilidade da instituição, assegurando o pleno atendimento de todos os nossos pacientes”, destacou o diretor geral da Santa Casa, Julio Matos. Com o atendimento particular e de convênios, a Santa Casa busca reduzir o déficit anual de R$ 150 milhões ocasionado pelos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os diferenciais da nova estrutura estão as salas equipadas com bisturi eletrônico ValleyLab, tecnologia que oferece maior segurança e melhor desempenho aos cirurgiões, mesas cirúrgicas dedicadas à ortopedia, além de portas automáticas para acesso e controle por reconhecimento facial. Também haverá uma sala de congelação para análise de patologia integrada ao bloco cirúrgico, acesso rápido à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um espaço para espera interna com box individualizado.

Segundo o diretor médico do Hospital Nora Teixeira, Fernando Lucchese, o primeiro procedimento do Centro Cirúrgico está agendado para a próxima segunda-feira (2/9) para a retirada de um tumor de mama. Além disso, inicialmente o espaço também será utilizado para cirurgia bariátrica, geral, urológica e traumatológica ortopédica.

Com a presença da direção executiva da Santa Casa, o evento de inauguração também reuniu o empresário Celso Rigo e familiares. “A Santa Casa desempenha um papel fantástico e essencial para a saúde do Rio Grande do Sul. Ficamos felizes por ter condição de contribuir. Sabemos que é um recurso bem aplicado e que vai auxiliar de forma importante para a manutenção dessa instituição que tanto faz pelo SUS”, ressaltou Rigo.

Texto: Vinicios Sparremberger/Santa Casa de Porto Alegre
Imagens: Leonardo Lenskij