Hospital da Criança Santo Antônio

Crianças entram no clima do Carnaval no Hospital da Criança Santo Antônio

Publicado 27 de February de 2025
Crianças entram no clima do Carnaval no Hospital da Criança Santo Antônio

O Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre, transformou a rotina dos pequenos pacientes internados com uma atividade especial de Carnaval. Ao lado de familiares, as crianças personalizaram abadás usando tinta, purpurina, lantejoulas, fitas e outros adereços no clima da folia. A iniciativa integra a programação do Bloco do Castor, uma ação lúdica que levará música, cor e alegria aos corredores do hospital.

A proposta tem um impacto direto no bem-estar das crianças. Valentim Araújo Alves, de 5 anos, internado há 15 dias após uma cirurgia de apêndice, se divertiu com a atividade. “Gostei bastante. Foram muitos dias no hospital e a brincadeira nos animou”, contou Carla Freitas Araújo, fisioterapeuta, mãe do Joaquim.

Cauã Hauser Eckerleben, de 1 ano, veio de Porto Xavier, a mais de 500km de distância da Capital, para uma cirurgia de palato. Enquanto a família conta os dias para a alta, os pais, Aline Hauser, engenheira civil, e Vinícius Eckerleben, gestor de carteira em uma cooperativa de crédito, participaram da atividade ao lado do pequeno e criaram um abadá para o filho. “Muito legal essa integração. Dá um gás a mais, tira do quarto e distrai. Agora estamos na expectativa de ir para casa”, disse Vinícius.

Além de incentivar a criatividade, a ação busca trazer mais leveza para o período da internação hospitalar. “Essas atividades mudam o ambiente. Mesmo dentro do hospital, o foco deixa de ser a doença e passa a ser o Carnaval. Isso impacta as crianças e também os pais”, explica Ravena Dutra Lucas, da assistência lúdica da Santa Casa.

No sábado, 1° de março, o Bloco do Castor, formado por profissionais da Santa Casa e voluntários, desfilará pelos corredores do hospital, levando descontração e leveza para os pequenos.

 

 

Textos e imagens: Max Correa / Santa Casa de Porto Alegre

 

 

 

 


301 visualizações