"Cidade Angels": Gravataí celebra parceria com o Hospital Dom João Becker
Publicado 14 de March de 2025

Gravataí recebeu nesta sexta-feira, 14, a certificação internacional de “Cidade Angels” pela promoção de cuidados do Acidente Vascular Cerebral (AVC). É a segunda cidade no Estado e um das 27 no mundo a obter esse reconhecimento. A certificação, concedida pela Iniciativa Angels, indica que o município está plenamente capacitado para oferecer atendimento eficiente e integral aos pacientes com AVC. O evento de entrega da certificação ocorreu na Praça da Bíblia, no centro da cidade, com a presenças de lideranças políticas, empresariais e da área da saúde.
“Esse é mais um reconhecimento por tudo aquilo que estamos qualificando e avançando na área da saúde. O resultado consolida Gravataí pela melhoria contínua da linha de cuidado ao AVC, reconhecendo a cidade pelas estratégias que vão desde a prevenção até a reabilitação de pacientes”, destacou o prefeito em exercício de Gravataí, Dr. Levi Melo.
O resultado reafirma, conforme o gestor, a parceria entre a Prefeitura de Gravataí e o Hospital Dom João Becker, que permitiu avanços significativos na conscientização sobre os sinais e sintomas da doença. Entre eles, estão protocolos de acompanhamento de pacientes na fase aguda e na reabilitação e treinamento de serviços como unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsáveis pelo encaminhamento adequado. “Estamos muito felizes por ser um dos pilares em relação ao atendimento em casos de AVC na região. Somente no ano passado atendemos 145 mil pacientes e realizamos mais de um milhão de exames. Isso dá dimensão de nossa responsabilidade”, afirma o superintendente do Dom JOão Becker, Antonio Weston.
CIDADE ANGELS - Coordenado pela farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim e apoiado pela World Stroke Organizations, o título de “Cidade Angels” é um programa da Iniciativa Angels, uma organização global que trabalha para melhorar a qualidade do atendimento ao AVC. O programa atua em duas frentes, que foram demandadas e realizadas em Gravataí: a capacitação de serviços de saúde no atendimento aos pacientes e a educação das crianças sobre os sintomas da doença e a importância do rápido atendimento, por meio do programa lúdico, “Fast Heroes”.
Iniciativa Angels: Hospital Dom João Becker é premiado
A certificação “Angels” é atribuída a hospitais que atingem altos padrões de qualidade e desempenho clínico no atendimento ao AVC agudo, com base em indicadores pré-estabelecidos e monitorados continuamente por instituições internacionais.
Segundo o Hospital Dom João Becker, a conquista representa um avanço significativo para a saúde de Gravataí e região. “Quando formamos o grupo multidisciplinar de combate ao AVC, liderado pelo Dr. Diógenes Zan, sabíamos do desafio de padronizar processos entre o nosso hospital e a rede de saúde municipal. Hoje, temos equipes interligadas que atendem os pacientes focados no fator mais crítico em um caso de AVC, que é o tempo. A nossa missão sempre foi, é e será atender e cuidar das pessoas, de todas elas”, afirmou Antonio Weston.
A unidade de AVC do Dom João Becker conta com leitos monitorados específicos, fluxograma de atendimento e protocolos atualizados. Também realiza reuniões multidisciplinares e treinamentos com as equipes da emergência, da radiologia e da UTI. "O hospital teve papel importante na construção desse programa de atendimento ao AVC. É, cada vez mais, um hospital integrado com a cidade e a comunidade", comentou o provedor da Santa Casa de Porto Alegre, Alfredo Englert.
O hospital recebeu, no último trimestre de 2024, o status Gold da iniciativa Angels Awards, um dos requisitos para que uma cidade seja certificada como “Cidade Angels”. Esse reconhecimento, segundo o hospital, reflete o compromisso da instituição em aprimorar continuamente o atendimento ao AVC, garantindo um suporte ágil e eficaz aos pacientes, assim como reforçando a importância do monitoramento de indicadores para impulsionar avanços na qualidade do tratamento.
Segundo a gerente da Medical Affairs da Boehringer Ingelheim, Renata Miranda, a premiação reconhece o compromisso da cidade em qualificar o atendimento de seus cidadãos. “Isso significa que a população tem acesso a um atendimento estruturado, do pré ao pós-hospitalar, seguindo um padrão ouro de qualidade. Nosso intuito sempre é trabalhar em parceria para garantirmos um futuro com saúde de qualidade para todos”, afirmou a executiva.
Fast Heroes: capacitação e rápido atendimento inicia com a educação das crianças
O programa "Fast Heroes" se destaca por sua abordagem inovadora, visando capacitar e promover o pronto atendimento aos pacientes desde o início, por meio da educação das crianças. O projeto ensina, de maneira lúdica, alunos da rede municipal a identificar os principais sintomas de um AVC e como acionar o Samu.
No evento de hoje, as autoridades presentes assistiram a uma peça teatral promovida pela escola municipal de ensino fundamental (Emef) Santa Madalena, em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Conquista. No espetáculo, um idoso, durante seus afazeres diários, começa a ter sintomas característicos do AVC - como braço fraco, fala confusa e boca torta.
Orientações e questionamentos sobre AVC, onde procurar ajuda e qual número acionar (nesses casos, deve-se ligar imediatamente para o Samu, pelo telefone 192, que levará o paciente ao hospital) também foram abordados. A agilidade para informar o endereço e os sintomas ao Samu, enfatizaram as crianças, são fundamentais para o tratamento adequado.
O treinamento educacional enfatiza a importância de prestar socorro de forma rápida, reduzindo as possíveis sequelas e mortes decorrentes de um AVC. Essa abordagem é especialmente relevante, considerando a conexão única entre as crianças e seus avós, uma vez que a prevalência do AVC é significativamente maior em pessoas com mais de 55 anos de idade
Mais de 2.100 crianças de 42 escolas municipais da cidade já foram treinadas em 2024. A expectativa é de que toda a rede municipal de ensino seja contemplada neste ano, contribuindo para um futuro mais consciente e seguro em relação ao AVC.
Texto e imagem: Nelson Machado Dutra Filho / Santa Casa de Porto Alegre
MAIS ACESSADOS
Santa Casa conta com atendimento presencial e domiciliar para Teste PCR
25 de March de 2021Santa Casa conta com exame de Painel Viral Respiratório
12 de July de 2021Grêmio e Inter lançam campanha para 80 novos leitos de UTI na Santa Casa
06 de April de 2020Santa Casa recebe doação para a construção de nova emergência SUS
13 de February de 2019Dr José Camargo: mais de 625 pulmões transplantados
18 de March de 2019Conheça o Núcleo de Varizes da Santa Casa
12 de July de 2019Santa Casa de Porto Alegre aplica técnica inovadora para o tratamento da dor
06 de October de 2021Santa Casa realiza Teste PCR para detecção da Covid-19
09 de April de 2020Hospital São José realiza procedimento com tecnologia inédita no Brasil
03 de May de 2023Saiba como se prevenir do COVID-19 (Coronavírus)
17 de March de 2020CATEGORIAS
- Default (1)
- Institucional (233)
- Hospital São José (17)
- Hospital Santa Clara (18)
- Pavilhão Pereira Filho (6)
- Hospital São Francisco (16)
- Hospital Santa Rita (22)
- Hospital da Criança Santo Antônio (24)
- Hospital Dom Vicente Scherer (27)
- Hospital Dom João Becker (129)
- Hospital Santo Antônio da Patrulha (2)
- Ensino e Pesquisa (24)
- Artigo (2)
- Evento (10)
- Amigos da Boa Causa (7)
- Hospital Nora Teixeira (3)