Hospital da Criança Santo Antônio

Hospital da Criança Santo Antônio no 28º Congresso de Cardiologia Pediátrica

Publicado 24 de March de 2025
Hospital da Criança Santo Antônio no 28º Congresso de Cardiologia Pediátrica

O Hospital da Criança Santo Antônio, referência em saúde pediátrica no Rio Grande do Sul, marcou presença no 28º Congresso Brasileiro de Cardiopatias Congênitas, Cardiologia Pediátrica, Intervenção e Cirurgia Cardíaca Pediátrica. Realizado entre 19 e 22 de março, em Gramado/RS, o evento é considerado o maior congresso brasileiro na área e reúne especialistas de todo o país para discutir os avanços e desafios no tratamento de cardiopatias congênitas.

A participação do hospital no congresso foi marcada por duas iniciativas importantes. Na quinta-feira (20/3), a equipe de profissionais da instituição promoveu um Simpósio Satélite com o tema Atualização em cardiologia intervencionista em cardiopatias congênitas. O evento reuniu renomados especialistas para discutir as mais recentes técnicas e procedimentos na área, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências.

Além disso, o hospital recebeu os visitantes em um stand construído especialmente para o evento, onde puderam conhecer a maior e mais moderna unidade pediátrica do Rio Grande do Sul. O espaço apresentou os serviços, tecnologias e equipe multidisciplinar do hospital, destacando sua excelência no atendimento de crianças com cardiopatias.

Homenagem

O diretor médico dos hospitais São Francisco, Santo Antônio e Nora Teixeira, Fernando Lucchese, foi um dos homenageados durante o congresso. O reconhecimento considerou suas relevantes contribuições ao longo de mais de 50 anos dedicados à cirurgia cardiovascular pediátrica no país.

Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1970, Lucchese é especialista em cirurgia cardiovascular pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Também realizou um fellowship em cirurgia cardíaca na Universidade do Alabama em Birmingham, Estados Unidos, sob a orientação dos Drs. John Kirklin e Albert Pacifico. Em 1992, assumiu a direção do Hospital São Francisco, unidade da Santa Casa especializada no campo da cardiologia intervencionista, tornando-o uma referência internacional na área. Como cirurgião, acumulou uma experiência de mais de 30.000 cirurgias cardíacas e 100 transplantes de coração.

Na academia, foi professor de cardiologia da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre desde 1981 e professor da pós-graduação de cardiologia da UFRGS desde 1984. Além disso, publicou mais de 300 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais.

 

Texto: Carol Fornasier / Santa Casa de Porto Alegre

Imagens: César Silvestro Fotografia


109 visualizações